Um Toque de Ar Fresco

Setembro 2021
    Outubro 2021

Exposição de diários gráficos de Bruno Casanova.

Inaugurada no dia 17 de setembro, sexta-feira, às 19 horas.

De 17 de setembro a 16 de outubro

De terça a sábado, das 15 às 19 horas.

Catálogo da exposição – PDF [1,64 MB]

Um Toque de Ar Fresco

Nesta exposição, encontram-se os rabiscos de eleição de uma altura pré-covid (2014 a 2020), onde o caderno e caneta se encontravam na mochila quase obrigatoriamente – senão o ar fresco não era a mesma coisa.

Há sítios estratégicos para a fotografia perfeita, mas quando é para traduzir para desenho, a estratégia tem que ser diferente. A iluminação, a quantidade de pessoas, quanto tempo resta e até o espaço para os cotovelos são fatores essenciais para a tradução correr bem.

O desenho final fica fechado no arquivo como se de um álbum de fotografias se tratasse. A diferença? Num desenho, o artista não aprecia mais pelo seu resultado ou pelo seu desempenho, mas pelo processo e pelo registo por mais simples ou comprometedor que seja.

Esta amostra inclui mais de 20 desenhos onde a inspiração encontrou as condições perfeitas.

Bruno Casanova

Bruno Casanova, 28 anos, é filho e neto de artistas.

Cresceu onde a inspiração e a motivação nunca faltaram, onde a brincadeira e a arte aconteciam numa página.

Estudou Design Gráfico na Escola Secundária Artística António Arroio e aqui os cadernos ganharam vida preenchidos de paisagens, ruas, pessoas e histórias.

Quando Bruno foi para Inglaterra estudar Belas Artes para a University for Creative Arts, os cadernos continuaram paralelamente com os estudos e Urban Sketching tornou-se – cada vez mais – um termo familiar na linguagem da arte e um movimento.

De volta a Portugal, o ar é fresco e entre esplanadas e festivais de música, de terraços a praias, qualquer vista para a nossa Ponte 25 de Abril, Bruno não dispensa um caderno, uma caneta e uns minutos ao sol.

Condições de acesso à galeria

• Obrigatoriedade do uso de máscara à entrada e dentro do equipamento
  • Obrigatoriedade da higienização das mãos antes de entrar no equipamento
  • Lotação máxima, em simultâneo, de 10 pessoas