VII Sons na Aldeia

21 horas – fanzine
Apresentação do n.º 3 do CoopAzine

21.30 horas – Vídeo
Projeção do documentário Do Martelo ao Berbequim: Viagem à Aldeia Industrial, produzido e realizado por Rui Geada (Associação de Ideias)

22.30 horas – Live act
Erros Alternados
e convidados:

• Jesuino Simões (Antes Dementes)
  • José João Loureiro (Orquestra Popular de Paio Pires)
  • Miguel Leonardo (Arcanjo)
  • Rui José Carvalho (We Hate All These Liberals)
  • Rui Geada (IAMTHESHADOW)
  • Sérgio Aleixo (Demokratia)
  • Sérgio Gomes (Performer)

O projeto Erros Alternados surgiu no início dos anos noventa, em Aldeia de Paio Pires, a partir de uma ideia de António Leonardo, António Caeiro e Francisco «Pino» Assis.

A sua existência surgiu após a extinção, no final dos anos oitenta, dos Varples Pravles e dos Título Póstumo. A sonoridade de Erros Alternados assentava numa vertente experimental com recortes sonoros de cariz industrial, muito pela vivência paredes meias com a fábrica do aço, a Siderurgia Nacional, e marcada pelas fortes percussões metálicas, contando para isso com uma parafernália de material, onde se destacavam, por exemplo, diversas chapas metálicas, um velho tambor de máquina de lavar roupa, bidons, berbequins, etc. Aos poucos foram aparando as arestas e moldando a sua música numa vertente mais eletrónica, mantendo, no entanto, a presença das percussões não convencionais.

Em palco surgiram por dez vezes, sempre com performances muito expressivas e, por vezes, até polémicas. A sua última aparição ao vivo foi na cave da Sociedade Musical 5 de Outubro, em Aldeia de Paio Pires, a 23 de outubro de 1993.

Atualmente juntam-se, esporadicamente, para colaborar em algumas edições da label Anti-Demos-Cracia.

Produção e organização
CoopA – Associação Aldeia Cooperativa de Artes.

Apoio
Câmara Municipal do Seixal, União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, Sociedade Musical 5 de Outubro e Jornal Comércio do Seixal e Sesimbra.

Sociedade Musical 5 de Outubro, Aldeia de Paio Pires

Email coopa.aldeia@gmail.com