Limpeza urbana

O serviço de limpeza urbana é assegurado por cerca de 100 trabalhadores, que realizam diariamente serviços de varredura manual, varredura mecânica e desmatação de passeios e terrenos municipais.
Qualquer pedido ou esclarecimento relativo aos serviços de limpeza urbana prestados na sua área de residência pode ser solicitado através dos Serviços Online, da Linha Seixal Limpo 210 976 011 ou ainda através do endereço eletrónico seixal.limpo@cm-seixal.pt.
Contribua para a limpeza do seu bairro, adotando os seguintes gestos:
1 - Sempre que sai à rua com o seu cão, não se esqueça do saco de plástico para apanhar os dejetos do seu animal;
2 - Utilize corretamente as papeleiras disponíveis na via pública, usando-as apenas para resíduos de pequena dimensão. Resíduos de maior dimensão ou em maior quantidade devem ser colocados nos contentores de proximidade;
3 - Tenha sempre consigo um pequeno saco de plástico em que possa colocar os pequenos resíduos produzidos ao longo do dia (um caroço de fruta, um lenço de papel, uma pastilha), para o caso de não existirem papeleiras na proximidade;
4 - Mantenha-se informado quanto às rotinas de limpeza da sua zona e informe os vizinhos;
5 - Coloque um pequeno saco de plástico no seu carro para depositar os resíduos. Assim, não existe a tentação de os lançar pela janela.
Varredura manual e varredura mecânica
No site Mapas do Concelho - Limpeza Urbana pode consultar a localização das papeleiras existentes e saber qual a periodicidade dos serviços de varredura manual e mecânica no seu bairro.
Desmatação de terrenos municipais
A desmatação e limpeza de terrenos municipais é uma atividade imprescindível, já que contribui para a qualificação do espaço público e assume um papel fundamental na prevenção do risco de incêndio em núcleos urbanos.
Neste sentido, foi elaborado o Plano Municipal de Desmatação (PMD) que inclui 764 terrenos municipais, perfazendo um total de, aproximadamente, 309 hectares. Estes terrenos são intervencionados com periodicidade anual.
Para que estes terrenos se mantenham limpos, é também fundamental a colaboração da população, através das boas práticas de cidadania, nomeadamente na recolha dos dejetos caninos e através da não deposição de resíduos (máscaras, papéis, plásticos, entre outros) no chão.
Desinfestações
A Câmara Municipal procede, de forma regular e contínua, a tratamentos preventivos de controlo de pragas urbanas no município, designadamente na via e espaços públicos e em edifícios municipais.
Em paralelo, e sempre que solicitado por entidades particulares, são efetuadas ações de emergência, nomeadamente em associações de reformados, escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e mercados. Nestas ações, as técnicas de aplicação baseiam-se nas determinações da Organização Mundial de Saúde.
No caso de verificar infestações de ratos, baratas ou outro tipo de insetos no espaço público, pode solicitar a desinfestação do local através dos Serviços Online, do email seixal.limpo@cm-seixal.pt ou da Linha Seixal Limpo 210 976 011.
Dejetos caninos
- Saúde pública: os dejetos caninos sujam as ruas, incomodam as pessoas e podem ser um perigoso foco de transmissão de doenças graves para outros animais e para o homem, sendo as crianças as mais vulneráveis.
- Contaminação ambiental: quando os cães defecam, expulsam nas fezes milhares de ovos de parasitas que se espalham no terreno.
- Poluição visual e odorífera: os jardins públicos deixam de desempenhar o seu papel de espaço seguro de lazer, quando deparamos com relvados conspurcados com dejetos, que causam repulsa e incómodo.
- Risco para trabalhadores: exposição permanente dos trabalhadores municipais dos serviços de limpeza urbana e manutenção dos espaços verdes às doenças provocadas pelos parasitas que se encontram nas fezes dos animais.
Os serviços municipais dinamizam diversas ações de sensibilização junto do público em geral e nas escolas, sendo complementadas com ações dos fiscais municipais que fazem cumprir o disposto no Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos do Município do Seixal, que obriga os donos de animais a proceder à remoção dos dejetos caninos dos espaços públicos, sob pena da aplicação de coimas aos infratores que variam de 24,94 a 1870,49 euros.
Partilhar