Autarquia aplicou tratamento em 677 árvores

tratamento de árvores
21 Jan '21

A câmara municipal aplicou nos meses de outubro a dezembro, o tratamento de microinjeção em 677 árvores de todas as freguesias do concelho, com vista à eliminação de lagartas processionárias-do-pinheiro, em áreas com maior afluência de munícipes ou frequentadas com regularidade por crianças e animais.

Escolas básicas, espaços agrícolas, jardins, parques e espaços de jogo e recreio infantil são locais onde a autarquia intervém no sentido de eliminar a presença desta praga.

Uma vez que estas lagartas têm um papel importante no ecossistema, servindo de alimento para aves (chapins e poupas), morcegos e outros animais, a Câmara Municipal do Seixal está também a trabalhar na continuidade do projeto O Chapim Vem À Escola, o qual tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a questão da processionária-do-pinheiro e da conservação das aves.

Entre janeiro e maio, este inseto desfolhador começa a descer das árvores para se enterrar na terra, cumprindo a «procissão» de que recebe o nome. É nesta fase, quando possui pelos urticantes, que constitui um perigo para a saúde, quer através de contacto direto dentro ou fora do ninho (reação cutânea), quer através de contacto indireto com os pelos urticantes libertados no ar (reação respiratória ou ocular).

Em caso de contacto deve lavar a zona afetada com água fria corrente, evitar coçar, remover pelos urticantes que tenham ficado na pele, mudar de roupa e lavá-la a altas temperaturas (a partir de 60ºC). Poderá igualmente necessitar de aplicar uma pomada à base de corticoides e de tomar um anti-histamínico. Independentemente da gravidade aparente da situação, deve igualmente manter a vigilância e recorrer ao médico assistente se necessário (em caso de infeção ocular, deve recorrer a um oftalmologista).

Se precisar, pode ainda recorrer ao 112 ou ao Centro de Informação Antivenenos, através do n.º 800 250 250.

Os animais domésticos podem igualmente ter reações graves ao contactar com esta lagarta, podendo ser necessário recorrer a um veterinário, dependendo da gravidade da situação.

Até maio, preste atenção à lagarta do pinheiro e siga as recomendações referidas.