Seixal Criativo

Gostas de pensar fora da caixa?

Então o Seixal Criativo é ideal para ti! 

O Seixal Criativo é um projeto pioneiro em Portugal que vai iniciar-se no concelho no início de 2023. Trata-se de um centro de aprendizagem e experimentação baseado em projetos nas áreas da ciência e tecnologia, coordenado por António Câmara e Edmundo Nobre.

Destina-se, numa primeira fase, a 100 alunos do 10.º ano que estudem no concelho, mas pretende crescer e estender o seu público-alvo. Não haverá custos para os estudantes.
  
Este centro de aprendizagem e experimentação contará com salas de trabalho, de reuniões, de lazer e laboratórios com equipamento para o desenvolvimento de software e prototipagem rápida de projetos de hardware. 

Incluirá ainda seminários com oradores convidados, que serão também emitidos em streaming.

Pretende-se que o Seixal Criativo apoie os jovens no desenvolvimento de projetos que os vão ajudar na familiarização com as tecnologias pilares de uma internet em mutação e dotá-los de conhecimentos científicos e tecnológicos de fronteira. Desafios locais e globais serão o pano de fundo para a aprendizagem das bases fundamentais que os vão ajudar a vencê-los. 

Equipa

A equipa que desenvolverá o projeto Seixal Criativo – Escola de Bits e Átomos será coordenada por António Câmara e Edmundo Nobre, considerados por muitos visionários digitais. São investigadores e professores da Universidade Nova de Lisboa, especialistas em áreas tão diversas como realidade virtual, sistemas de informação geográfica, engenharia ambiental e autores de projetos de vanguarda.

A equipa incluirá ainda os seguintes elementos: 
Filipe Coelho (gestão de projetos) 
Francisco Ribeiro (comunicação) 
Nuno Cardoso (inteligência artificial, realidade aumentada e virtual) 
Tiago Carita (modelação tridimensional, hardware, prototipagem) 

Modelo de funcionamento

O Seixal Criativo contará com salas de aula e de trabalho, de reuniões, de lazer e laboratórios/oficinas de eletrónica, mecânica e prototipagem com equipamento para o desenvolvimento de software e prototipagem rápida de projetos de hardware.

O desenvolvimento dos projetos será apoiado por especialistas reconhecidos internacionalmente e uma equipa de mentores constituída por estudantes universitários.

As turmas serão divididas em grupos de cinco estudantes. Cada grupo terá acesso a um mentor e apoio de um grupo de especialistas. Cada mentor será responsável por cinco a dez grupos. Os especialistas lecionam as aulas introdutórias e acompanham os projetos, interagindo com os mentores e estudantes.

Os alunos  começam por participar no curso Bits e Átomos Fundamentais, com um sistema de aprendizagem baseado em projetos, para desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos, capacidades de inovação e criatividade e competências pessoais e sociais. O trabalho desenvolve-se em horário pós-escolar, em regime misto presencial e online, durante um mês.

Depois, os alunos integram as iniciativas centrais do programa: Meta Seixal e Seixal Mundo.

Meta Seixal 

é um projeto coletivo para colocar o Seixal no Metaverso aka Internet of Everything. Esta iniciativa decorrerá em dois ciclos de oito meses letivos durante dois anos. Esses ciclos foram projetados para serem razoavelmente independentes e será possível aos estudantes inscreverem-se nas aprendizagens programadas para o segundo ciclo, sem terem frequentado o primeiro. 

Seixal Mundo

inclui projetos de grupos de estudantes do Seixal para o mundo. Os estudantes serão estimulados a candidatarem-se a prémios, projetos e aceleradoras nacionais e internacionais após desenvolverem protótipos num primeiro ano da iniciativa. Receberão sempre apoio do centro para desenvolvimento dos seus projetos nos anos seguintes à da frequência dos ciclos de formação. Novamente, os estudantes poderão inscreverem-se num primeiro ciclo de formação ou simplesmente utilizarem o ecossistema do centro (o ciclo 2) para desenvolverem projetos próprios. 

O Seixal Criativo incluirá ainda seminários com oradores convidados, que serão também emitidos em streaming e, no final de cada ciclo letivo, haverá uma apresentação dos trabalhos dos estudantes.

Não há avaliações formais, nem custos para os estudantes. No entanto, a assiduidade e a participação ativa nos projetos são requisitos para a emissão de um certificado de frequência.

Avaliação 

Os estudantes serão avaliados de duas formas: 

  • A avaliação com base na assiduidade e na finalização dos projetos a que estarão associados e que dá direito a um diploma de frequência;
  • Uma avaliação interna que se traduzirá na despistagem de bloqueios de base (por exemplo, na comunicação) ou na resolução de problemas (no âmbito dos projetos). Os estudantes que revelem dificuldades deste tipo serão ajudados pelos mentores e especialistas em sessões extra.

A assiduidade dos estudantes será monitorizada para aferir o seu grau de compromisso. A frequência das aulas e a participação ativa na apresentação de um projeto no festival anual Seixal Criativo serão requisitos para a emissão de um certificado de aprovação no programa. 

As métricas para avaliar o programa começarão por quatro indicadores:

  1. Número de candidatos/número de inscritos;
  2. Taxa de abandono;
  3. Assiduidade e presença bem-sucedida no evento final de cada ano;
  4. Num segundo nível será avaliado o contributo interno, para o município, dos projetos realizados na iniciativa Meta Seixal e o impacto exterior dos projetos idealizados pelos estudantes na iniciativa Seixal Mundo. 

Entra num mundo novo criado por ti!

Localização e contactos

Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal
Alameda dos Bombeiros Voluntários, n.º 45, 2844-001 Seixal
Telefone: 212 275 616
Email: juventude@cm-seixal.pt

Partilhar

Está aqui