Semana da Sopa e Semana da Fruta

A Semana da Sopa e a Semana da Fruta têm como principal objetivo sensibilizar os alunos para os benefícios do consumo diário destes alimentos e da promoção de uma alimentação saudável, bem como de lhes incutir o hábito de comerem sopa e fruta diariamente, que nem sempre faz parte das preferências destas faixas etárias.

O consumo diário de sopa é essencial na manutenção de uma alimentação equilibrada e saudável, pela sua riqueza nutricional e baixo valor calórico. A ingestão diária de fruta é importante para a manutenção de um peso equilibrado e para a prevenção de doenças coronárias e cancro.

Estas campanhas de sensibilização são organizadas anualmente, desde 2012, pela Câmara Municipal do Seixal em parceria com as escolas básicas do 2.º e 3.º ciclos e escolas secundárias aderentes, e estão integradas no programa de promoção de uma alimentação saudável, dirigido à comunidade educativa.

Ambas as campanhas consistem na entrega de um passaporte a cada aluno que tenha por hábito almoçar no refeitório escolar. Cada dia que o aluno comer sopa/fruta no refeitório o passaporte deve ser carimbado. O objetivo é que os alunos terminem a semana com cinco carimbos, indicativo de que consumiram sopa/fruta todos os dias.

Câmara Municipal do Seixal
Departamento de Desenvolvimento Social e Desporto – Área da Saúde e Seixal Saudável
Email: seixal.saudavel@cm-seixal.pt