Área de Apoio ao Movimento Associativo

A Área de Apoio ao Movimento Associativo é um serviço municipal que pretende ser o interlocutor privilegiado de todo o movimento associativo do concelho do Seixal. Criado em janeiro de 2000, conta com técnicos especializados na área fiscal, contabilística, económica, jurídica e sociológica, para além do indispensável apoio administrativo.

Para além do apoio direto às associações do concelho outro dos objetivos é apoiar iniciativas municipais que interajam com as associações.

A estes objetivos correspondem cinco grandes áreas de intervenção:

Consultadoria: atendimento técnico nas valências específicas da Área de Apoio e noutras, encaminhando das questões colocadas, para os despectivos interlocutores;

Estudo sobre a realidade associativa do concelho: como forma de melhor conhecer a realidade para melhor intervir;

Formação e Informação: através da recolha e divulgação de informação útil, da realização de ações de formação, seminários, fóruns, conferências, sessões de esclarecimento e da edição de publicações (manuais técnicos simples e de fácil consulta, sobre assuntos relacionados com o movimento associativo);

Apoio a iniciativas/projetos do Movimento Associativo: apoiando logística e tecnicamente as iniciativas, bem como o preenchimento de candidaturas variadas;

Gestão do CRMA: Centro de Recursos do Movimento Associativo, edifício onde funciona a Área de Apoio e várias associações sem fins lucrativos que não dispõem de sede e a quem a autarquia cedeu um espaço de trabalho. À Área de Apoio cabe a gestão do espaço e o apoio administrativo.

O gabinete funciona das 9 às 12.30 horas e das 14 às 20 horas. Caso seja solicitado o atendimento pode ser efetuado em horário pós-laboral, quer no CRMA, quer na sede das associações.

Centro de Recursos do Movimento Associativo
Rua Qt.ª N.ª Sr.ª Monte Sião, N.º 1