Tipografia Popular

Esta extensão museológica do Ecomuseu Municipal, pretende contribuir para a dinamização cultural do núcleo urbano antigo do Seixal e, por outro lado, preservar e valorizar, em contexto oficinal, um significativo património técnico, material e imaterial, ligado às artes da composição e da impressão tipográfica tradicional.

A Tipografia Popular A. Palaio, Lda. foi instalada no Seixal por Augusto Palaio (tipógrafo anteriormente estabelecido na Figueira da Foz), em 1955. Após o falecimento do seu fundador, a atividade foi continuada pelos filhos, António Augusto Rodrigues Palaio e Eduardo Augusto Rodrigues Palaio, tipógrafos e compositores profissionais que mantiveram a tipografia a funcionar segundo métodos de trabalho tradicionais e partilham a propriedade do imóvel.

A antiga tipografia é agora um espaço que dá a conhecer no local antigas técnicas e saberes de uma oficina tipográfica tradicional, reutilizando máquinas que hoje se encontram praticamente excluídas da indústria tipográfica, mas que adquiriram valor patrimonial. O espólio técnico-industrial, de composição e de impressão, foi doado à autarquia e incorporado no acervo do Espaço Memória - Tipografia Popular.

Está localizado na Praça Luís de Camões, n.º 39-41, no Seixal e pode ser visitado de quarta-feira a domingo, das 10, às 12.30 e das 14.30, às 17.30 horas. No local está disponível um programa de iniciativas de serviço educativo, para a transmissão do saber-fazer, assegurada pela presença de Eduardo Palaio. Os principais destinatários serão a comunidade educativa e outras instituições com fins educativos, científicos e culturais do município e da região, as associações de reformados e idosos, e, em geral, crianças, jovens e adultos, considerados isoladamente ou em ambiente familiar.

Morada
Praça Luís de Camões, 39-41, Seixal

 

Telefone 210 976 112

 

Horário
Quarta-feira a domingo, das 10 às 12.30 e das 14.30 às 17.30 horas

Partilhar

Está aqui