Energia

O acesso à energia é fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade. A maior parte da energia usada nos transportes, na indústria, no comércio e nas nossas casas provém essencialmente de combustíveis fósseis.

Começamos a tomar consciência de que as reservas de combustíveis fósseis são limitadas e que a sua utilização excessiva contribui para o aquecimento global do planeta, fenómeno a que se dá o nome de efeito de estufa.

Utilizando-se fontes de energia de recursos finitos, é indispensável assumir uma gestão cuidadosa dos mesmos. É neste cenário que a necessidade de um crescente recurso às energias renováveis parece incontornável.

De forma a responder a estas preocupações e a encontrar soluções concretas que possam servir as populações locais, foi criada em 2000 a AMESEIXAL - Agência Municipal de Energia do Seixal com os objetivos de promover uma melhor utilização da energia em todos os setores de atividade, uma maior utilização das fontes de energia renováveis e proteger o ambiente e contribuir para um desenvolvimento sustentável do concelho.

Dos projetos desenvolvidos, destacam-se o projeto Selo Verde - Edifício Amigo do Ambiente, que visa atribuir um selo verde a um edifício do concelho mais amigo do ambiente, e o projeto Pedale pela Sua Saúde, que promove a utilização dos transportes públicos e da bicicleta.

Estratégia Nacional para a Energia 2020Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas

Partilhar

Está aqui