Quinta de S. Pedro

A extensão na Quinta de S. Pedro integra um sítio arqueológico onde o Serviço de Arqueologia do Ecomuseu Municipal realizou campanhas de escavação arqueológica, entre 1994 e 2006, que permitiram identificar 115 enterramentos e mais de uma centena de outros indivíduos em ossários, o que constitui uma das maiores séries antropológicas em estudo para contextos portugueses, com a particularidade de remontar ao reinado de D. Afonso III (1248-1279), em plena 1.ª Dinastia, e atestar práticas funerárias bem mais antigas do que as registadas nas fontes documentais.

Durante os períodos de escavação, os trabalhos arqueológicos permitiram a realização de várias iniciativas do Serviço Educativo do Ecomuseu, destinadas a públicos diversificados. Prevê-se a instalação de alguns recursos interpretativos no local, para divulgação do seu valor histórico, arqueológico e antropológico.

Morada
Rua da Quinta de S. Pedro, Quinta de S. Pedro, Corroios

 

Acesso
Condicionado, realizando-se apenas no contexto de ações pontuais incluídas no Programa de Iniciativas gerido pelo Serviço Educativo ou acompanhadas pelo Serviço de Arqueologia.
  

Partilhar

Está aqui