Moinho de Maré de Corroios

O Moinho de Maré de Corroios, edificado em 1403 por iniciativa do Santo Condestável Nuno Álvares Pereira, constitui um exemplo do aproveitamento da energia das marés, cuja aplicação à atividade moageira se generalizou noutros tempos no estuário do Tejo.

Em 1404, o Condestável doou-o, assim como aos bens que tinha nesta região, ao Convento do Carmo, ordem religiosa de que era Mestre. Já no início do século XVIII foi ampliado, mas não tardou a sofrer novamente obras, pois o terramoto de 1755 causou-lhe grandes estragos. Este Moinho, conhecido também por Moinho do Castelo, mantém-se em condições de funcionamento até aos nossos dias. Em 1980 foi adquirido pela Autarquia. Durante 6 anos sofreu obras de restauro e em 1986 abriu ao público, como núcleo do Ecomuseu Municipal do Seixal.

Devido a obras de conservação e requalificação, este núcleo esteve encerrado ao público até setembro de 2009, e reabriu após um processo de qualificação com um investimento de mais de 2 milhões de euros.

Classificado como Imóvel de Interesse Público, o moinho oferece a todos os visitantes uma exposição de longa duração denominada 600 Anos de Moagem no Moinho de Maré de Corroios.

Rua do Rouxinol, Quinta do Rouxinol, Corroios

Telefone 212 275 778 | 210 976 112

Verão (junho - setembro)
De terça a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.
Sábado e domingo, entre as 14.30 e as 18.30 horas.

Inverno (outubro - maio)
De terça a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.
Sábado e domingo, entre as 14 e as 17 horas.

Encerramento
Segundas-feiras e feriados nacionais;
De 1 de agosto a 10 de setembro de 2023.