Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em 2015, numa cimeira histórica da Organização das Nações Unidas, 193 países adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Este documento define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de 17 metas comuns: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estes objetivos globais têm como ambição «Não deixar ninguém para trás» e estruturam-se em torno de cinco princípios: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias.
Os ODS são o enquadramento para guiar os esforços de todos em direção a um mundo socialmente mais justo, ambientalmente mais sustentável e economicamente mais desenvolvido e menos desigual.

 

A realidade nacional

A Agenda 2030 foi adotada e adaptada pela plataforma ODSlocal para que as suas metas estejam adequadas à realidade dos municípios portugueses.

A plataforma ODSlocal visa monitorizar a evolução dos municípios em relação às várias metas dos ODS através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios municípios. Pretende, ainda, mapear as práticas inovadoras e sustentáveis que tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas estão a implementar, e medir o seu impacto.

Consulte toda a informação em odslocal.pt.


O Seixal e os ODS

O concelho do Seixal tem atualmente 127 indicadores de progresso e 22 projetos inscritos na plataforma ODSlocal com práticas inovadoras e sustentáveis e que cumprem pelos menos dois ODS, entre eles o Seixal Criativo, o Amor’ à Arte e a Seixalíada, entre outros.

Além dos projetos, o concelho do Seixal tem ainda cinco exemplos de boas práticas: o Seixal On, vencedor de um prémio em 2022, o projeto Seixal Saudável, o Plano Educativo Municipal, a Rede Municipal de Hortas Urbanas do Seixal e o Pacto Territorial para o Diálogo Intercultural do Seixal - Espaço Cidadania.

O cumprimento das metas da Agenda 2030 é algo que compete a todos, daí ser fundamental o envolvimento de todos os agentes locais na implementação dos ODS. Neste sentido, a câmara municipal está também a desenvolver ações para promover a consciencialização dos ODS e sensibilizar para a importância do cumprimento das metas estabelecidas.

Solicita-se que os municípes que tenham propostas específicas de atividades, iniciativas e ações sobre os ODS, enviem as suas sugestões para o email gssi@cm-seixal.pt.

Juntos, vamos construir um mundo melhor!

Partilhar

Está aqui