Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

A Câmara Municipal do Seixal coordena, desde 2002, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, uma associação de municípios que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que assumem a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

A Rede é representada de norte a sul do país e nas regiões autónomas da Madeira e Açores, abrangendo já cerca de 45 % da população.

Atualmente, é composta por 69 municípios. Tem desenvolvido a sua ação de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde e está focada nas metas e objetivos traçados pela política europeia Saúde 2020.

Constituída formalmente em 10 de outubro de 1997, desenvolve a sua intervenção tendo por base as seguintes linhas orientadoras:

- Apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde;

- Promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a Rede e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS);

- Divulgar o projeto Cidades Saudáveis, estimulando e apoiando a adesão de novos municípios.

A Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis desenvolve uma metodologia estratégica de intervenção baseada nos princípios essenciais do projeto Cidades Saudáveis, que são a equidade, a sustentabilidade, a cooperação intersectorial e a solidariedade.

Mais informações no site da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis.

Hastear da bandeira de Município Saudável