Bolsas de Estudo

A atribuição de bolsas de acesso ao ensino superior e secundário tem como objetivo estimular o gosto dos jovens pelo estudo e contribuir para o aumento da qualificação de recursos humanos no concelho do Seixal, promovendo o desenvolvimento social, económico e cultural.

O acesso de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional nem sempre assegurado pelas políticas do Poder Central para esta área. Ao atribuir bolsas de estudo a estudantes do ensino superior, o Município do Seixal está a apoiar estudantes detentores de um percurso escolar de inegável mérito e residentes no concelho do Seixal para que possam frequentar o ensino superior, contornando as dificuldades económicas demonstradas pelo seu agregado familiar, e visando contribuir para a redução das desigualdades sociais que impedem o acesso generalizado dos jovens ao ensino superior.

Acesso ao Ensino Superior

São atribuídas, mediante concurso, 10 bolsas de estudo no valor unitário de 1250 € (mil duzentos e cinquenta euros) a estudantes que se encontrem a frequentar ciclos de estudo de licenciatura e de estudo integrados de mestrado e cursos de mestrado e 5 bolsas de estudo com o montante de 1000 € (mil euros) a estudantes que se encontrem a frequentar cursos técnicos superiores profissionais.

Os interessados devem ser residentes no concelho do Seixal há mais de três anos, ter uma média igual ou superior a 14 valores, idade até 25 anos e não ter qualquer tipo de grau de ensino superior.

Consulte as Normas para Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior.

Acesso ao Ensino Secundário

São atribuídas, mediante concurso, 20 bolsas de estudo no valor de 750 euros, pagos numa prestação única no mês de dezembro do ano letivo a que respeita.

Os interessados devem ser residentes no concelho do Seixal há mais de três anos, terem obtido aproveitamento escolar no ano anterior e ter menos de 20 anos de idade.

Consulte as Normas para Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Secundário.

Candidaturas 2021-2022

As candidaturas às bolsas de estudo para o ano 2021-2022 decorrem até dia 12 de novembro de 2021. Os formulários de inscrição estão disponíveis nos Serviços Online (área Educação).

- Edital N.º 232/2021 - Bolsa de estudo ao Ensino Secundário

- Edital N.º 231/2021 - Bolsa de estudo ao Ensino Superior

Estão disponíveis para consulta os editais n.º 293 e 294, em que constam os nomes dos alunos a quem foram atribuídas bolsas de estudo para o ensino secundário e superior.
 

 

Documentos: 
Ementas escolares do ano letivo 2022-2023
Normas para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino secundário - Ano letivo 2021-2022
Normas para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior - Ano letivo 2021-2022
Regulamento Municipal dos Apoios no Âmbito da Ação Social Escolar
Regulamento Municipal dos Transportes Escolares

Partilhar

Está aqui