Energia

O acesso à energia é fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade. A maior parte da energia usada nos transportes, na indústria, no comércio e nas nossas casas provém essencialmente de combustíveis fósseis.
Começamos a tomar consciência de que as reservas de combustíveis fósseis são limitadas e que a sua utilização excessiva contribui para o aquecimento global do planeta, fenómeno a que se dá o nome de efeito de estufa.
Utilizando-se fontes de energia de recursos finitos, é indispensável assumir uma gestão cuidadosa dos mesmos. É neste cenário que a necessidade de um crescente recurso às energias renováveis parece incontornável.
De forma a responder a estas preocupações e a encontrar soluções concretas que possam servir as populações locais, foi criada em 2000 a Agência Municipal de Energia (AMESEIXAL) com os objetivos de promover uma melhor utilização da energia em todos os setores de atividade, uma maior utilização das fontes de energia renováveis e proteger o ambiente e contribuir para um desenvolvimento sustentável do concelho. Dos projetos que estão a decorrer encontram-se o Escape Room Energia.
Dos projetos desenvolvidos, destacam-se o projeto Selo Verde - Edifício Amigo do Ambiente, que visa atribuir um selo verde a um edifício do concelho mais amigo do ambiente e o projeto Pedale pela Sua Saúde, que promove a utilização dos transportes públicos e da bicicleta.
Ao nível municipal destaque para a nova unidade de produção para autoconsumo de energia fotovoltaica, um passo estratégico para reduzir custos e tornar o nosso município mais sustentável. Com um investimento de 300 mil euros, esta infraestrutura permitirá uma redução anual de 85 mil euros na fatura energética, garantindo 30% do consumo de energia dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.
Os painéis solares, instalados no topo do silo de estacionamento dos Serviços Centrais, vão gerar 500 mil kWh por ano, evitando a emissão de 180 toneladas de CO₂ anualmente.
Além do impacto ambiental positivo, este projeto assegura um retorno financeiro em apenas três anos e meio, demonstrando que o investimento público deve servir a eficiência energética, a defesa do ambiente e a redução de custos para a população.
O concelho do Seixal está sempre na linha da frente da sustentabilidade e da construção de um concelho amigo do ambiente!
Links úteis:
Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030)
Agência Portuguesa do Ambiente
Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas
Rede de monitorização e de alerta meteorológico metropolitano | Seixal
Partilhar