Seixal On

O Município do Seixal tem vindo a adotar um conjunto de políticas e de estratégias de intervenção local, orientadas para os princípios definidos para as Cidades Sustentáveis, sendo que, um dos principais desafios da atualidade se prende com o combate às alterações climáticas, nomeadamente na redução de Gases com Efeito de Estufa. 

Seixal On, lançado no início do mês de março de 2020, é uma marca que agrega um conjunto de ideias e projetos inovadores, assentes em soluções tecnológicas promotoras do conhecimento nas áreas do ambiente, biodiversidade, mobilidade, energia, descarbonização, qualidade do ar e alterações climáticas, tendo como principal objetivo, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos num município sustentável.

O Laboratório Vivo para a Descarbonização, em plena fase de implementação, é o projeto de excelência que assinala a criação desta marca dando continuidade ao processo de redução de emissões de CO2 que, entre 2007 e 2018 sofreram um decréscimo de cerca de 36%, fruto do compromisso assumido pelo município do Seixal, no âmbito do Pacto de Autarcas.

Este laboratório estende-se por uma área de experimentação de soluções inovadoras ao longo das margens da Baía do Seixal, numa extensão de 4 quilómetros, entre a Praça 1.º de Maio, no Seixal, e a Rua dos Operários, em Amora.

A implementação desta fase do Seixal On implica um investimento da Câmara Municipal do Seixal de cerca de 2,5 milhões de euros, com um apoio do Fundo Ambiental de 500 mil euros.

Projetos Seixal On

Ecorrestaurante

Na zona ribeirinha de Arrentela está instalado o ecorrestaurante Brisa na Baía, que produz e consome energia renovável através de painéis fotovoltaicos e solares térmicos.

Cozinha solar

O restaurante, na sua ementa, terá a oferta de refeições cozinhadas em fornos solares, que poderão ser encomendadas através da aplicação Seixal On.

Aplicações para smartphone e portal web

Serão disponibilizadas duas aplicações móveis (Android e IOS) e um portal (web) para facilitar o envolvimento e a participação do utilizador.

Quiosques verdes

Os quiosques verdes, a instalar no Seixal e em Amora, são locais de produção e armazenamento de energia elétrica renovável de origem fotovoltaica e eólica. Junto a estes quiosques, será possível carregar e estacionar os veículos elétricos de mobilidade individual.

Viaturas elétricas

O Seixal irá disponibilizar no seu território miniautocarros e veículos elétricos de mobilidade individual para minimizar o impacto ambiental da circulação automóvel.

Pontos de carregamento elétrico para automóveis

Os pontos de carregamento elétrico para automóveis permitem maior tranquilidade ao utilizar veículos elétricos. Estes pontos estarão em breve em funcionamento em Amora e no Seixal.

Ecoponto inteligente

A instalação de sensores nos ecopontos permitem monitorizar a deposição de resíduos através de tecnologia inovadora. Pretende-se utilizar um sistema de bonificação por pontos para beneficiar o comportamento do cidadão pelo seu ato ambientalmente responsável.

Iluminação pública inteligente

A solução LED para a iluminação pública economiza energia e contribui para reduzir a pegada de carbono. O uso de sensores podem transformar luminárias LED em dispositivos inteligentes, fornecendo dados sobre ar, ruído, sistemas de rega, estacionamentos, pontos de carregamento de veículos elétricos e hot spots wi-fi.

Contadores de água inteligentes

Na área do Laboratório Vivo vão ser instalados 200 contadores de água inteligentes, que permitem a leitura dos contadores à distância e colocação da informação online. Estes contadores facilitam a deteção de pontos de fuga na rede, reduzem o consumo de energia elétrica e os custos operacionais e promovem a melhoria da qualidade do serviço no fornecimento de água.

Sala de monitorização e informação 

Na sala de monitorização e controlo, a funcionar brevemente nas instalações da Agência Municipal de Energia do Seixal, será possível consultar dados e estatísticas e simular situações de utilização destas tecnologias. 

Exposição «Inovação Tecnológica para Descarbonização»

Pretende-se criar um espaço de exposição para tecnologias inovadoras, que possam estar associadas a este projeto e a outros, e que permitam ter territórios energeticamente eficientes.
 

Parceiros efetivos 
AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal | IPS_Instituto Politécnico de Setúbal | ATTCEI_ Associação de Transferência de Tecnologia e Conhecimento para Empresas e Instituições | LGS_Porto _ LGS Consultoria | Dynasys – Engenharia e Telecomunicações, S.A. | SIX_FACTOR

Partilhar

Está aqui