Áreas de Intervenção
Comunidade Sénior
O concelho do Seixal tem uma população idosa de cerca de 30 mil pessoas, com uma presença e dinamismo constantes, que se refletem-se nas instituições e nas atividades em que participam.
Nesta área de intervenção, as associações de reformados e pensionistas do concelho têm um papel muito importante, contribuindo ativamente nos projetos de parceria. Juntos, a Câmara Municipal do Seixal e os seus parceiros intervêm em áreas tão díspares como a cultura, a saúde e no apoio a pessoas em situação de dependência física, mental e/ou social.
Anualmente, em outubro, o Seixal comemora o Mês das Pessoas Idosas, com um conjunto de atividades que envolvem toda a população. No dia 10 de junho, a importância e participação destes munícipes volta a ganhar destaque com as comemorações do Dia Municipal do Idoso.
Pessoa com Deficiência
A Câmara Municipal do Seixal tem assumido a questão da deficiência como um dos eixos centrais para o desenvolvimento do concelho, nomeadamente através da promoção de estratégias e respostas, juntamente com as entidades parceiras da Rede Social do Seixal, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência residentes no concelho.
A autarquia promove a inclusão de crianças e jovens portadores de deficiência, garantindo o acesso ao ensino regular e/ou formação profissional, através da disponibilização de uma viatura municipal adaptada. O transporte adaptado Seixal Bem Me Quer é um serviço que pretende prestar apoio no transporte a crianças e jovens com necessidades especiais a frequentar o ensino regular e cursos de formação profissional. Este projeto presta também apoio nas deslocações dos munícipes que apresentem mobilidade reduzida, designadamente para assistirem a eventos culturais.
O objetivo é combater a exclusão social, promovendo um conjunto de atividades e ações para melhorar a qualidade de vida da população com necessidades especiais. Este trabalho é desenvolvido em parceria com diversas coletividades, associações, instituições particulares de solidariedade social, bombeiros e forças de segurança.
Crianças e Jovens
O Seixal promove, apoia e incentiva o desenvolvimento de iniciativas dirigidas a crianças e jovens, nomeadamente através do desenvolvimento de equipamentos sociais que se adaptem às necessidades da comunidade. Estas respostas dirigem-se também às famílias, potenciando o incremento de espaços lúdicos e pedagógicos com atividades diversificadas, promovendo a inclusão de grupos sociais mais desfavorecidos, prevenindo ou eliminando situações de risco.
As atividades desportivas, recreativas e culturais também são uma das apostas da autarquia que, através de parcerias com o movimento associativo do concelho, promove diverso períodos de brincadeira, convívio, conhecimento e interação, com níveis de segurança que permitem aos pais deixar os seus filhos com confiança.
Nas férias escolares o apoio às famílias na ocupação dos mais novos, em particular durante a pausa escolar de verão, é uma prioridade. Com um programa muito diversificado que decorre um pouco por todo o concelho, o Seixal Férias 2024 apresenta várias propostas nos centros de férias promovidos pelo movimento associativo e pelos serviços municipais.
Igualdade de Género e Oportunidades
A problemática da violência de género, incluindo violência doméstica, levaram à formulação de medidas de intervenção que defendessem a dignidade humana. Nesse âmbito, a Câmara Municipal do Seixal possui parcerias com entidades na área da saúde, segurança e solidariedade, que dinamizam a Rede Municipal Contra a Violência Doméstica.
O município promove respostas especializadas junto de grupos considerados mais vulneráveis, nomeadamente pessoas sem-abrigo, minorias étnicas, crianças, jovens, mulheres e idosos em risco, famílias disfuncionais ou em situação de exclusão, entre outros.
Instrumentos como o Plano Municipal para a Igualdade de Género e Oportunidades do Seixal, o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social a Carta Social Municipal do Seixal, entre outros, constituem exemplos da promoção da integração, da igualdade e da não discriminação em todas as políticas municipais, sempre em estreita articulação com o conjunto de entidades parceiras, nomeadamente as que integram a Rede Social do Seixal. O objetivo é encontrar respostas para questões sociais e serviços de proximidade, de carácter polivalente, junto de zonas consideradas de intervenção prioritária de forma a efetuar uma cobertura das áreas urbanas envolventes, vulneráveis aos problemas sociais, diminuindo as desigualdades.