Parque Metropolitano da Biodiversidade

O parque insere-se no Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 Fernão Ferro/Lagoa de Albufeira, onde existem habitats naturais ameaçados de extinção e designados de habitats prioritários, de entre os quais, dois ficam localizados no parque e nas suas imediações: charcos temporários mediterrânicos e charnecas húmidas atlânticas temperadas de Erica ciliaris e Erica tetralix.

Os principais objetivos do parque são:

  • Valorizar e proteger os habitats classificados, através da requalificação e recuperação da vegetação existente, potenciar a regeneração natural e proceder à eliminação de infestantes;
  • Promover a biodiversidade, através da introdução e preservação de espécies autóctones;
  • Dinamizar ações de educação e sensibilização ambiental;
  • Permitir aos visitantes usufruir de um espaço onde possam estar em contacto com a natureza.

Dispõe de um equipamento de educação ambiental, a Casa da Biodiversidade, destinado a servir de apoio aos utentes, tendo uma componente de educação, divulgação e observação da natureza e biodiversidade que pretende ser um marco na promoção de conceitos para o futuro, ao nível da ecologia e da proteção ambiental. 

Junto à casa existe um pequeno lago e é possível usufruir de um parque de merendas. Ao longo do parque foram plantadas diversas espécies de arbustos e árvores folhosas autóctones, contribuindo para a aumento da biodiversidade.

Para a dinamização de atividades de educação, sensibilização ambiental e inventariação da biodiversidade do parque, foi estabelecida uma parceria com a Associação Vita Nativa, com os seus biólogos a contribuírem ativamente no programa de atividades.

Tanto a casa como o parque foram construídos seguindo os princípios das boas práticas ambientais, estando o parque dotado com percursos para caminhadas, jogging e passeios de bicicleta, fazendo ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal. 

Este equipamento contribui as metas estabelecidas no *ODS 4 (Educação de qualidade) e ODS 15 (Proteger a vida terrestre), reforçando assim o empenho da autarquia no compromisso assumido decorrente da Agenda 2030 (link plataforma ODS Local). 

* Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Equipamento Ambiental

Morada
Travessa Moinho do Zé-Zé
Verdizela
2855-674 Corroios

 

Horário de verão (maio a setembro)
Terça-feira a domingo, das 9 às 12 e das 15 às 19 horas.

Horário de inverno (outubro a abril)
Terça-feira a domingo, das 9 às 12 e 13 às 17 horas.

 

Encerra
Segunda-feira e feriados nacionais e feriado municipal.

 

+ PARQUE METROPOLITANO DA BIODIVERSIDADE

Partilhar

Está aqui