50.º aniversário do 25 de Abril

Em 2024, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no concelho do Seixal têm como lema «Abril, a Liberdade Que Nos Une», e reúnem um programa com várias iniciativas da Câmara Municipal do Seixal e das juntas de freguesia, mas também de instituições, movimento associativo, comunidade educativa e agentes económicos.

Abril, a Liberdade Que Nos Une

O objetivo é assinalar de forma memorável os 50 anos do 25 de Abril de 1974 e da Revolução que abriu portas a um conjunto de profundas alterações democráticas – políticas, sociais, culturais e económicas – que marcaram a vida do nosso povo e do país, com uma relevante expressão nas diversas dimensões da vida do nosso concelho.

As comemorações já começaram em setembro de 2023 e prolongam-se até dezembro de 2026, ano em que se assinalam os 50 anos da Constituição da República Portuguesa, guia estrutural da nossa democracia. Em cada um dos três anos em que a data é assinalada no concelho, haverá um tema anual a abordar, que dará o mote para as várias iniciativas a decorrer: em 2024 – Em Cada Esquina, Liberdade; no próximo ano – Seixal, Terra e Gentes de Abril e, em 2026, – Com a Constituição, Reforçar Abril.

As iniciativas que integram o programa comemorativo estão disponíveis em 25deabril.seixal.pt, assim como notícias, vídeos e fotografias das várias atividades e documentos relacionados com a Revolução de Abril. Há ainda uma área em que a população pode subscrever o manifesto do Município do Seixal para os 50 Anos do 25 de Abril e fazer parte destas comemorações no concelho.

O espetáculo comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril realiza-se no dia 24 de abril, com início às 22 horas, no Parque da Quinta dos Franceses. Os convidados que vão celebrar a liberdade no concelho são: Criatura; António Zambujo; Sara Correia; Carlão; Nenny e Stereossauro (com convidados).

(programa completo a anunciar brevemente)

Fique a par de todas as iniciativas que integram o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em 25deabril.seixal.pt/