Resíduos

Resíduos urbanos (RU)

Resíduos provenientes de habitações, bem como outros resíduos que, pela sua natureza ou composição, lhes sejam semelhantes (produzidos em estabelecimentos comerciais ou industriais e de unidades prestadoras de cuidados de saúde).

Onde colocar: em contentores para resíduos indiferenciados.

Destino: os resíduos indiferenciados recolhidos são depositados no aterro sanitário do Ecoparque do Seixal, gerido pela empresa AMARSUL.

Resíduos orgânicos ou biorresíduos

Fração biodegradável dos resíduos sólidos urbanos.

Onde colocar: nas zonas abrangidas por recolha seletiva de biorresíduos, estes devem ser colocados nos contentores castanhos atribuídos para esse efeito. Em alternativa, podem ser depositados em compostores domésticos, que podem ser colocados nos logradouros das moradias

Destino: os biorresíduos recolhidos são depositados na Central de Valorização Orgânica do Ecoparque do Seixal, gerida pela empresa AMARSUL. Os biorresíduos são sujeitos a um processo de digestão anaeróbia (ausência de oxigénio) e de compostagem, cujo resultado final é o composto, que poderá ser aplicado como fertilizante agrícola. Além do composto, produz-se também biogás, que é utilizado na produção de energia elétrica injetada na rede elétrica nacional.

Ecocentro Móvel do Seixal

O Ecocentro Móvel é um equipamento compartimentado que permite a deposição de diversos tipos de resíduos produzidos em casa, e que habitualmente vão parar indevidamente ao lixo comum.

O que deve colocar: Lâmpadas, pilhas, baterias e acumuladores, tinteiros e toners, cápsulas de café, óleos alimentares e minerais, pequenos eletrodomésticos elétricos e eletrónicos, embalagens contaminadas, escovas de dentes e rolhas de cortiça são os fluxos que este equipamento poderá receber e que depois de recolhidos são encaminhados para valorização e tratados adequadamente.

Até dezembro de 2024, o Ecocentro Móvel do Seixal vai percorrer as freguesias do concelho.
Saiba em que mês estará na sua freguesia, de acordo com a seguinte calendarização.

 

Embalagens e resíduos de embalagem

Embalagens de todos os produtos que são utilizadas para conter, proteger e movimentar tanto matérias-primas como produtos transformados, desde o produtor ao consumidor. Estão incluídas as embalagens de vidro, plástico, metal, papel/cartão e embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL).

Onde colocar: ecoponto individual com recolha porta a porta, ecoponto de proximidade ou Ecocentro de Vale de Milhaços. 

Destino: os resíduos recicláveis depositados nos ecopontos são recolhidos pela AMARSUL e depositados na Estação de Triagem do Ecoparque do Seixal, onde sofrem um processo de separação e, posteriormente, são encaminhados para empresas recicladoras, através da Sociedade Ponto Verde.

Monos domésticos

São objetos volumosos fora de uso, provenientes das habitações que, pelo seu volume, forma ou dimensão não podem ser recolhidos pelos meios normais de recolha, como, por exemplo, mobílias velhas, sofás, frigoríficos, colchões, que não podem ser acondicionados dentro dos contentores e que, por isso, têm de ser recolhidos por viaturas especiais. O agendamento só é efetivo após contacto dos serviços administrativos a agendar data da recolha.

A recolha de resíduos volumosos (vulgo monos) até 8 m3 processa-se por solicitação prévia à Câmara Municipal do Seixal por telefone (Linha Seixal Limpo – 210 976 011 – chamada para a rede fixa nacional, ou por escrito através do endereço de correio eletrónico seixal.limpo@cm-seixal.pt ou pessoalmente, nas seguintes condições:

a) Nas áreas abrangidas por recolha indiferenciada porta a porta, compete ao utilizador acondicionar e colocar os monos domésticos à porta da respetiva residência, no dia acordado com a Câmara Municipal do Seixal

b) Nas áreas abrangidas por recolha convencional (800 litros, 1000 litros ou semienterrados), o utilizador deve acondicionar e colocar os monos domésticos à porta da respetiva residência ou noutro local identificado pelo requerente, no dia acordado com a Câmara Municipal do Seixal.

A recolha de resíduos volumosos (vulgo monos) que exceda os 8 m3 de volume processa-se por solicitação prévia à Câmara Municipal do Seixal, nas seguintes condições:

a) O utilizador recorre ao aluguer de um contentor de grande capacidade, nas Lojas do Munícipe, no Balcão Único de Atendimento nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal ou através da Linha Seixal Limpo 210 976 011 (chamada para a rede fixa nacional). A Câmara Municipal do Seixal garante a posterior colocação e recolha do contentor, à porta da respetiva residência ou noutro local indicado pelo requerente. Este serviço está sujeito ao pagamento da respetiva tarifa revista anualmente. O custo atual de aluguer de contentor de 15 m3, é de 94,59 euros mais IVA, de acordo com o tarifário em vigor. 

b) O utilizador pode optar por encaminhar diretamente os resíduos para o Ecocentro de Vale de Milhaços, sito na Av. Fábrica da Pólvora, ou nos centros de deposição de Paio Pires e Amora, ou poderá contratar o serviço de recolha a um operador privado licenciado para o efeito.

Calendário de recolha de resíduos volumosos 

  • Freguesia de Corroios: segunda-feira;
  • União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires: terça-feira;
  • Freguesia de Amora: quarta-feira;
  • Freguesia de Fernão Ferro: quinta e sexta-feira.

Os monos não devem ser depositados junto aos ecopontos, que se destinam exclusivamente aos resíduos recicláveis.

Destino: sempre que possível, algumas fileiras são enviadas para empresas de reciclagem (ex.: as madeiras são triadas e encaminhadas para a Ecociclo, empresa que se dedica à trituração da madeira e fabrico de materiais contraplacados). Os restantes monos, sem aproveitamento, são enviados para o aterro sanitário do Ecoparque do Seixal.

Resíduos verdes

Trata-se de resíduos provenientes da limpeza e manutenção de jardins, espaços verdes públicos e das habitações, nomeadamente aparas, troncos, ramos, corte de relva e ervas. 

A recolha de resíduos verdes urbanos até 1 m3, não carece de solicitação prévia à Câmara Municipal do Seixal nas seguintes condições:

a)  Nas áreas abrangidas por recolha indiferenciada porta a porta, compete ao utilizador acondicionar e colocar os resíduos verdes à porta da respetiva residência, nos dias estipulados para o efeito;
b)  A recolha referida na alínea anterior é assegurada manualmente pela equipa que realiza o circuito de recolha indiferenciada.

A recolha de resíduos verdes urbanos que ultrapasse 1 m3 e não exceda 8 mprocessa-se por solicitação prévia à Câmara Municipal do Seixal, por telefone (Linha Seixal Limpo – 210 976 011 – chamada para a rede fixa nacional), por escrito (seixal.limpo@cm-seixal.pt) ou pessoalmente, nas seguintes condições:

a)  Nas áreas abrangidas por recolha indiferenciada porta a porta, compete ao utilizador acondicionar e colocar os resíduos verdes à porta da respetiva residência, no dia acordado com a Câmara Municipal do Seixal;

O acondicionamento correto dos resíduos verdes urbanos pressupõe o ensacamento das aparas de relva, folhas e outros resíduos de pequena dimensão. Os molhos de ramagens das árvores deverão estar atados e não devem exceder os 0,4 metros de diâmetro e 1,5 metros de comprimento. Quer os sacos, quer os molhos não deverão exceder os 10 kg de peso isoladamente.

A recolha de resíduos verdes urbanos que exceda o volume de 8 m3 processa-se por solicitação prévia à Câmara Municipal do Seixal, nas seguintes condições:

a) O utilizador recorre ao aluguer de um contentor de grande capacidade, nas Lojas do Munícipe, no Balcão Único de Atendimento nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal ou através da Linha Seixal Limpo 210 976 011 (chamada para a rede fixa nacional). A autarquia garante a posterior colocação e recolha do contentor, à porta da respetiva residência ou noutro local identificado pelo requerente. Este serviço está sujeito à aplicação de tarifário, revisto anualmente. O custo atual de aluguer de contentor de 15 m3, é de 94,59 euros mais IVA, de acordo com o tarifário em vigor. 

b) O utilizador pode optar por encaminhar diretamente os resíduos para o Ecocentro de Vale de Milhaços, sito na Av. Fábrica da Pólvora, ou nos centros de deposição de Paio Pires e Amora, ou poderá contratar o serviço de recolha a um operador privado licenciado para o efeito.

 

Tarifário e preçário municipal
Aluguer de contentor de 15 m3 para acondicionamento de resíduos volumosos (monos e resíduos verdes): valor sem IVA – 93,75 euros (taxa de IVA: 6 %).

Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE)

O Electrão está a realizar o serviço de recolha porta a porta de eletrodomésticos volumosos em todo o concelho, de forma totalmente gratuita, numa parceria entre esta entidade gestora de resíduos e o Município do Seixal.

Os munícipes podem agendar as recolhas através do número de telefone: 800 26 23 33 ou da aplicação Eu Participo, em euparticipo.seixal.pt, uma ferramenta onde também pode reportar, de forma simples e em tempo real as várias ocorrências no espaço público do concelho.

Para solicitar este serviço os interessados devem ter pelo menos um eletrodoméstico volumoso, como uma máquina de lavar ou um frigorífico, por exemplo, mas na altura da recolha poderão aproveitar para entregar outros pequenos equipamentos elétricos fora de uso, lâmpadas e ainda pilhas usadas. A equipa de recolha do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos assegurará a movimentação do equipamento desde a casa, arrecadação ou garagem até um veículo de transporte e garantirá o seu correto encaminhamento para reciclagem. As recolhas serão realizadas ao domicílio, nos dias úteis, entre as 10 e as 17 horas.

Resíduos de construção e demolição (RCD) - Requisite o Big-Bags

Resíduos provenientes de pequenas obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição de edifícios e da derrocada de edificações.

Onde entregar: pode recorrer ao sistema de aluguer de big-bags, através das Lojas do Munícipe, Serviços Centrais da câmara municipal ou entregá-los direta e gratuitamente no Ecoparque do Seixal, até ao limite máximo de 1 tonelada por semana.

Destino: os entulhos RCD de pequenas obras recolhidos são entregues à empresa AMARSUL que sempre que possível os reaproveita para cobertura de caminhos e acessos no aterro sanitário.

Óleos alimentares usados (OAU)

Óleos de origem vegetal, resultantes da preparação de refeições.

Onde depositar: nos oleões existentes na via pública. Consultar localização aqui.

Destino: o óleo é recolhido e entregue num operador licenciado, onde será transformado em biodiesel, um combustível menos poluente com características que promovem um melhor desempenho ambiental das viaturas.

Mais informações

Pilhas e acumuladores

Todo o tipo de pilhas e acumuladores, independentemente da sua forma, peso, materiais constituintes ou utilização. 

Onde colocar: podem ser colocadas nos pilhões e Pontos Eletrão disponíveis. Encontre o ponto da Rede Eletrão mais próximo de si, em https://ondereciclar.pt/.

Destino: as pilhas e acumuladores recolhidos são transportados para centros de tratamento, onde são separadas e passam por um processo de reciclagem e recuperação de componentes que podem ser utilizadas na produção de novos produtos, como, por exemplo, o zinco, manganésio e potássio para uso agrícola e o aço e níquel para produção de novos metais.

Óleos usados

Todos os óleos industriais lubrificantes de base mineral, óleos dos motores de combustão e dos sistemas de transmissão e óleos minerais das máquinas, turbinas e sistemas hidráulicos. 

Onde entregar: Ecocentro de Vale de Milhaços ou entidades protocoladas da SOGILUB – Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, Lda, como por exemplo, os Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal. Encontre o ponto de receção mais próximo de si no site da SOGILUB.

Destino: os óleos recolhidos são sujeitos a tratamento prévio e de seguida encaminhados para valorização em destino final devidamente autorizado, através de regeneração (refinação de óleos usados com vista à produção de óleos base) ou reciclagem.

Pneus usados

Pneus utilizados em veículos motorizados, aeronaves, reboques, velocípedes e outros equipamentos, motorizados ou não motorizados, que os contenham.

Onde entregar: Transucatas ou num centro de receção da Rede Valorpneu. Encontre o centro de receção Valorpneu mais próximo, em https://www.valorpneu.pt/sistema-sgpu/rede-de-recolha/.

Destino: os pneus usados são encaminhados, através da Valorpneu, para reciclagem, onde são são transformados em granulado de borracha, que é incorporado em pavimento ou mobiliário urbano. Em alternativa, podem ser encaminhados para valorização energética, sendo utilizados como combustível alternativo, para produção de energia, uma vez que possuem um elevado poder calorífico.

Medicamentos fora de uso

Embalagens vazias e medicamentos fora de uso.

Onde entregar: depositar nos contentores da VALORMED, existentes nas farmácias.

Destino: estes resíduos são transportados através da VALORMED, para um centro de triagem, onde são separados, classificados e entregues a gestores de resíduos autorizados responsáveis pelo seu tratamento, designadamente, reciclagem (papel, plástico, vidro, embalagens compósitas) e incineração com valorização energética (restantes resíduos).

Aplicação de coimas

O incumprimento das normas de deposição de resíduos está sujeito a coimas: pessoas singulares de 250 a 1500 euros e pessoas coletivas de 1250 a 22 000 euros, de acordo com o n.º 2 do art.º 53.º do Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos do Município do Seixal.

Aplicação Eu Participo: gestão de ocorrências em tempo real

Para reportar resíduos depositados ilegalmente na via pública ou dar sugestões, faça-o através da aplicação Eu Participo.

Está aqui