Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal

As instalações dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal foram inauguradas no dia 12 de fevereiro de 2005.

O equipamento, que se situa no Parque Industrial do Seixal, Cucena, alberga todos os serviços operacionais da autarquia, que reúnem cerca de 700 trabalhadores. Foi construído de raiz, em função das necessidades específicas de cada serviço. Desta forma há uma melhoria significativa das condições de trabalho das áreas operacionais e melhora a qualidade do serviço público prestado à população.

Por outro lado, este edifício concentra num único espaço um conjunto de serviços que se encontravam dispersos em vários locais do concelho. Os Serviços Operacionais estão divididos em três grandes áreas: uma zona de serviços técnicos e administrativos, uma área social e uma área operacional.

Serviços técnicos e administrativos

Os serviços técnicos e administrativos estão instalados na torre central e no edifício que se situa à sua esquerda. A torre tem uma área de 2718 m2, dividida por quatro andares. Este espaço inclui um auditório com 98 lugares, que é utilizado para formação, seminários e reuniões.

Área social

A área social, situada no bloco à esquerda dos serviços administrativos, ocupa 4010 m2 e inclui o bar, o refeitório com 500 lugares, os balneários, o gabinete de saúde ocupacional, enfermaria e vários gabinetes de apoio.

Área operacional

A parte operacional funciona nos três blocos situados à direita do edifício central. No conjunto são 16 045 m2. Aqui funcionam os serviços de carpintaria, serralharia, pintura, redes viárias, eletromecânica, parque-auto, divisão de águas, espaços verdes e aprovisionamento.

A segurança

O complexo está equipado com um sistema eletrónico de deteção de incêndios, que emite um aviso localizado para uma central digital e para a portaria. Os pavilhões operacionais estão também equipados com desenfumadores, ao nível da cobertura, que abrem automaticamente se detetarem fumo nos pavilhões.

O parque está também dotado de uma rede interna de combate a incêndio, que inclui dois depósitos autónomos com 40 mil litros de água cada um. As portas estão equipadas com sistemas antifogo e existe sinalética e iluminação de emergência em todos os espaços do edifício. De referir que esta iluminação é alimentada por um gerador próprio, que garante o seu funcionamento mesmo em caso de corte de energia.

Características do edifício

Áreas