Núcleo Naval

O Núcleo Naval do Ecomuseu abriu ao público em 1984, num antigo estaleiro naval da freguesia de Arrentela, que ali funcionou até ao final da década de 70 do século XX. O edifício foi entretanto remodelado para receber uma oficina de construção artesanal de modelos de barcos do Tejo, inaugurada em 1993, e um pavilhão de exposições, alvo de uma requalificação arquitetónica e museográfica da responsabilidade do arquiteto Cândido Chuva Gomes.

Na oficina de barcos, artífices ocupam-se da construção e da reparação de modelos, executados à escala a partir da reprodução de planos adquiridos no Museu da Marinha ou de planos originais de embarcações do Tejo. Quem visita o Núcleo tem uma oportunidade única de contactar com os diversos barcos tradicionais que costumavam preencher o estuário do Tejo. 

No Núcleo está ainda patente a exposição Barcos - Memórias do Tejo, onde é possível ver e ouvir as imagens e os sons mais característicos da construção naval, uma forma de transmitir a memória dos antigos estaleiros do Rio Judeu, à beira do Tejo. Estão também expostos vários modelos de embarcações tradicionais, complementadas por diversos apoios audiovisuais.

Transmite a memória do lugar, exibe e interpreta o património flúvio-marítimo do estuário do Tejo e aplica e comunica as técnicas artesanais de construção de modelos de barcos para a valorização do património náutico.

Reconstrução da fragata Cravidão

Esta embarcação, de que resta a sua ruína na zona de maré junto ao Núcleo Naval do Ecomuseu, foi um dos diversos tipos de barcos que navegaram no estuário do Tejo até meados do século XX.

Contacto
Avenida da República, Arrentela

 

Horários


Verão (junho - setembro):
De terça a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.
Sábado e domingo, das 14.30 às 18.30 horas.

 


Inverno (outubro - maio):
De terça a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.
Sábado e domingo, das 14 às 17 horas.

 

Encerramento: segunda-feira e feriados nacionais.

 

No seguimento da declaração do Estado de Emergência pelo Governo, este equipamento encontra-se encerrado nos dias 28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro de 2020.

Partilhar

Está aqui