Núcleo Naval

O Núcleo Naval encontra-se encerrado para obras de requalificação por um período estimado entre 6 a 10 meses, prevendo-se a sua reabertura ao público após a conclusão dos trabalhos. 

Espaço de memória de um antigo estaleiro naval, o Núcleo Naval abriu ao público em 1984 e ao longo das três últimas décadas tem proporcionado a salvaguarda e fruição do património flúvio-marítimo do Seixal e do Estuário do Tejo. Através de exposições e outras atividades, tem dado a conhecer a cultura e o património associados às atividades humanas desenvolvidas, em estreita relação com o rio e o mar, ao longo da história do concelho, até à atualidade. 

Este núcleo do Ecomuseu Municipal do Seixal tem por objetivo transmitir a memória do lugar do antigo estaleiro naval no rio Judeu, à beira do Tejo, dar a conhecer e interpretar o património fluvial e marítimo do estuário do Tejo, em particular o património náutico e aplicar e comunicar as técnicas artesanais de construção de modelos de barcos para a valorização do património náutico do estuário.

Reconstrução virtual da fragata Cravidão 

Esta embarcação, de que resta a sua ruína na zona de maré junto ao Núcleo Naval do Ecomuseu, foi um dos diversos tipos de barcos que navegaram no estuário do Tejo até meados do século XX.

Está aqui