Controlo de pragas

A Câmara Municipal do Seixal tem, desde 2017, um Plano Municipal de Controlo de Pragas, com o objetivo de melhorar o controlo e tratamento das pragas urbanas, através da realização de tratamentos preventivos de desbaratização, desratização e desinsetização, que garantem a salubridade do espaço público, procurando assim diminuir as solicitações de desinfestações por parte dos munícipes.

Todos os tratamentos de desinfestações serão efetuados por uma empresa especializada em controlo de pragas urbanas e decorrem durante todo o ano.

Por ano, são efetuados 12 tratamentos preventivos de desbaratização e desratização em cada freguesia, abrangendo todo o território do município do Seixal. Estão também abrangidos os edifícios municipais, piscinas municipais e escolas. Os trabalhos de desinsetização são realizados entre os meses de abril e outubro, em todo o município, e sempre que necessário. 

No caso de verificar infestações de ratos, baratas ou outro tipo de pragas urbanas no espaço público, pode solicitar a respetiva desinfestação nos Serviços Online, ou contactar diretamente a Divisão de Higiene Urbana, via Linha Seixal Limpo, número 210 976 011 ou através do email seixal.limpo@cm-seixal.pt.

Programa de tratamentos 2020

Saiba quando se vão efetuar os controlos na sua freguesia no calendário de tratamentos preventivos em 2020.


 


Vespa velutina
 

O reporte de informação com visualização de ninho e/ou exemplares de vespa velutina, usualmente conhecida por vespa asiática, deverá ser remetido para o email seixal.limpo@cm-seixal.pt, ou através da Linha Seixal Limpo  210 976 011, ou ainda pela ferramenta STOPvespa.

Boas práticas

Contribua para um concelho mais limpo, adotando boas práticas, evitando a propagação de pragas e a conspurcação do espaço público:

  • Quando sai à rua com o seu cão, não se esqueça do saco de plástico para apanhar os dejetos do seu animal;
  • Não alimente animais na via pública;
  • Utilize corretamente as papeleiras disponíveis na via pública, usando apenas para resíduos de pequena dimensão. Resíduos de maior dimensão ou em maior quantidade devem ser colocados nos contentores de proximidade;
  • Tenha sempre consigo um pequeno saco de plástico, incluindo na sua viatura, onde possa colocar os pequenos resíduos produzidos ao longo do dia (um caroço de fruta, um lenço de papel, uma pastilha), para o caso de não existirem papeleiras na proximidade, e para evitar a tentação de os lançar pela janela;
  • Acondicione devidamente os resíduos e não os deixe, nunca, na envolvente dos contentores.

Está aqui