Recolha seletiva

O sistema de recolha seletiva de resíduos urbanos, constituído por uma rede de ecopontos de proximidade, e gerido pela empresa AMARSUL S.A., concessionária do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Margem Sul do Tejo, foi implementado no Município do Seixal em abril de 1999. 

No presente, estão instalados em todo o município 492 ecopontos e 58 vidrões.

Os materiais recolhidos seletivamente são encaminhados para o Ecoparque do Seixal, onde são depois separados pelos diferentes tipos de materiais (vidro, papel/cartão, aço, alumínio e plástico - PET, PVC, PEAD, PEBD, PP e PS). Saiba quais as regras da separação de resíduos no folheto disponível no site da Sociedade ponto Verde.

A Sociedade Ponto Verde, por via de estabelecimento de contrato com a AMARSUL, garante depois a retoma dos materiais, através de empresas devidamente licenciadas para essa atividade, os retomadores acreditados. São estes retomadores que fornecem os resíduos às empresas recicladoras (vidreiras, indústrias de papel, siderurgias, etc.), que os transformam de novo em materiais úteis.

Boas práticas de utilização dos ecopontos:
a)    Escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens;
b)    Sempre que possível, espalme as embalagens, pois ocuparão menos espaço;
c)    Deposite individualmente os resíduos no ecoponto;
d)    Evite a deposição de resíduos na envolvente do ecoponto.

Ao separar, está a transformar:
•    Garrafas de água EM T-shirt, enchimento para blusões, malha polar;
•    Embalagens de champôs e detergentes EM Cabides, tubos, vasos;
•    Jornais e revistas EM Jornais e revistas;
•    Latas de alumínio EM Quadros de bicicletas, trotinetas;
•    Embalagens de vidro EM Garrafas, frascos e boiões;
•    Caixas de cartão EM Papel de escrita, papel de cozinha, objetos de cartão.

Outras informações úteis 

No Ecocentro de Vale de Milhaços, situado no final da Avenida Fábrica da Pólvora, pode depositar os resíduos de maior dimensão, contribuindo para a preservação do ambiente. Este parque de acesso público, com contentores de grandes dimensões, recebe separadamente diversos materiais para tratamento e reciclagem: objetos volumosos, como sofás e colchões, ramagens e árvores, aparas de jardim e madeiras, pilham, papel e cartão, embalagens de plástico, metal, vidro e óleos.

Saiba que tipo de resíduos pode depositar no ecocentro.

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas;
Sábados, das 9 às 12.30 horas.
Tlm.: 932 173 925

Recolha de cartão a comerciantes 

A AMARSUL dispõe de um serviço gratuito de recolha de cartão porta a porta aos comerciantes do concelho. Para aderir ao serviço, pode contactar a empresa através da Linha Verde 800 205 674.

Está aqui