Tutores de Bairro

O projeto Tutores de Bairro desenvolvido no bairro da Quinta da Princesa, em Amora, desde 2001, conta como entidade executora o Centro de Assistência Paroquial de Amora (CAPA).

Dinamizado desde o ano 2001 e reformulado desde então, é financiado pelo Programa Escolhas e, presentemente, constitui-se o projeto mais antigo em desenvolvimento, no âmbito deste programa, no território do Seixal. O trabalho realizado com a comunidade, com especial atenção para as crianças, jovens e famílias, tem por objetivo melhorar a integração social e bem-estar em diversas áreas, como a saúde, escola, trabalho, etc.

O bairro da Quinta da Princesa possui 40 por cento de imigrantes, maioritariamente cabo-verdianos. Esta comunidade depara-se com algumas problemáticas socioeconómicas a diversos níveis, como o desemprego, trabalho precário, baixos níveis de escolaridade, fraca capacidade económica dos agregados familiares, famílias monoparentais, problemáticas associadas ao tráfico e consumo de estupefacientes, abandono escolar, entre outros.

O Programa Escolhas tem como metas a mobilização das comunidades locais para projetos de inclusão social e de igualdade de oportunidades, especialmente dirigidos a crianças e jovens oriundos de contextos socioeconómicos vulneráveis.

Contactos

Câmara Municipal do Seixal
Alameda dos Bombeiros Voluntários 45
2844-001 SEIXAL
Tel.: 212 276 700
Fax: 212 276 701
Email: ddsc@cm-seixal.pt

Centro de Assistência Paroquial de Amora (CAPA)
Rua Dr. Emídio Guilherme Garcia Mendes 17
2845-457 AMORA
Tel.: 212 278 073
Fax: 212 278 074
Email: tutoresdebairro.e7g@gmail.com

Partilhar

Está aqui