Plano de Ação Para a Energia Sustentável

Pacto de Autarcas (Covenant of Mayors), criado pela Comissão Europeia em 29 de janeiro de 2008, é um desafio lançado a todas as autoridades locais da Europa. É o principal movimento europeu que envolve autarquias locais e regionais voluntariamente empenhadas no aumento da eficiência energética e na utilização de fontes de energias renováveis nos respetivos territórios.

No âmbito da adesão ao Pacto de Autarcas, em janeiro de 2011, o município do Seixal encontra-se a implementar o Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES), elaborado em parceria com a Agência Municipal de Energia do Seixal. Este instrumento reforça a preocupação do município em assumir o compromisso de superar os objetivos definidos pela União Europeia para 2020, reduzindo as emissões de CO2 no seu território em 20 %.

O PAES prevê a implementação de diversas medidas entre as quais se destaca o projeto Eco Famílias, realizado em parceria com a AMESEIXAL.

A reflexão pedida a cada um enquanto consumidor de energia é cada vez mais uma questão de cidadania e de estabelecimento de um pacto com a sustentabilidade energética e ambiental do planeta.

Portugal, no quadro das medidas adotadas pela União Europeia, tem vindo a defender a necessidade de limitar o aquecimento global em não mais do que 2º C durante este século, tendo aprovado a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas e a Estratégia Nacional para a Energia 2020.

Segundo a informação científica disponível, aquele valor será o valor máximo que permitirá fazer face a uma alteração climática, sem que venham a verificar-se os cenários de impactes mais dramáticos, para os quais a adaptação será mais difícil, mais cara ou, nalguns casos, mesmo impossível.

Documentação relacionada:
Ficheiro de apresentação do Plano de Ação para a Energia Sustentável (a disponibilizar brevemente)