Núcleo Naval

Dedicado ao tema flúvio-marítimo, o Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal foi criado e aberto ao público em 1984, no sítio de um antigo estaleiro naval em Arrentela, da Sociedade de Reparações e Construções Navais, que ali funcionou até final da década de 1970. Este núcleo tem por vocação a salvaguarda e divulgação de memórias e de testemunhos da construção naval e da vida marítima, relativos ao concelho do Seixal na sua relação com o meio natural e cultural do estuário do Tejo e da região em que se insere.

O rio e o estuário constituíram, ao longo dos tempos, um importante elo de ligação e atração humana de que resultaram as povoações ribeirinhas que cresceram nas suas margens em diferentes momentos históricos, ligadas a atividades de exploração dos recursos naturais do território ou utilizando-os enquanto via de comunicação com outros espaços.

Das atividades desenvolvidas ao longo da história no concelho do Seixal, destacam-se a pesca, a construção naval em madeira, o tráfego fluvial, a moagem utilizando a força das marés e, numa fase mais tardia, a instalação de indústrias.

Através de exposições e outras atividades, o Núcleo Naval dá a conhecer estas realidades, dispondo para o efeito de uma sala dedicada a exposições de longa duração e um espaço oficinal também usado para exposições temporárias. 

Tendo permanecido aberto ao público desde 2005, depois da requalificação arquitetónica e museográfica, o Núcleo Naval encerrou recentemente para a realização de obras de conservação e requalificação do imóvel e reabriu as suas portas em maio de 2023 com a exposição de longa duração renovada, Barcos, Memórias do Tejo, e com uma nova exposição temporária intitulada Fragatas no Seixal.

Reconstrução virtual da fragata Cravidão 

Esta embarcação, de que resta a sua ruína na zona de maré junto ao Núcleo Naval do Ecomuseu, foi um dos diversos tipos de barcos que navegaram no estuário do Tejo até meados do século XX.

Morada: Avenida da República, Arrentela 
Telefone: 210 976 176 | 210 976 112

 

Horários
Verão (junho - setembro)

De terça a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.
Sábado e domingo, entre as 14.30 e as 18.30 horas.

 

Inverno (outubro - maio)

De terça a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.
Sábado e domingo, entre as 14 e as 17 horas.

 

Encerramento: segundas-feiras e feriados nacionais; todos os fins de semana a partir de 16 de setembro de 2023.

Partilhar

Está aqui