Investir no Seixal

Os desafios do desenvolvimento económico local são enormes no contexto atual. Nenhum território se projeta para o futuro e promove a qualidade de vida das suas atuais e futuras gerações sem desenvolvimento económico.

As políticas de desenvolvimento económico devem estar consolidadas e integradas em instrumentos de gestão do território, por forma a permitir um planeamento adequado e assegurar a devida transversalidade da sua intervenção: articulação com a mobilidade e os transportes; com o desenvolvimento social; com a proteção e valorização ambiental; com a regeneração urbana; no fundo, com a dinâmica da construção das cidades.

O concelho do Seixal situa-se na margem sul do rio Tejo, insere-se na Área Metropolitana de Lisboa e está apenas a 20 minutos de Lisboa. Desde a capital, é possível chegar ao Seixal de barco, comboio ou automóvel. O concelho tem cerca de 160 mil habitantes e é um dos mais jovens de todo o país.

Graças à localização central, o Seixal mantém relações privilegiadas com os concelhos da margem sul do Tejo e com Lisboa.

A Baía do Seixal, com quase 500ha, é o recurso natural mais valioso do concelho e, desde há várias gerações, o pólo de desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho. A Baía do Seixal, da qual faz parte o Sapal de Corroios, constitui um conjunto de grande valor ecológico e paisagístico, que vale a pena conhecer.

A política de regeneração da Baía do Seixal e das frentes ribeirinhas tem uma forte componente social e não se limita à intervenção na zona marginal, abraçando os núcleos urbanos antigos do concelho.

Estratégia de desenvolvimento

A estratégia de desenvolvimento económico e captação de investimento do município do Seixal pretende dinamizar o tecido económico existente; posicionar o município aos níveis regional, nacional e internacional e atrair para o território projetos inovadores, talentos e valor acrescentado que contribuam para o desenvolvimento económico e a criação de emprego, com destaque para as seguintes áreas-chave:

• Turismo | Hotelaria e Alojamento
  • Turismo | Restauração e Lazer
  • Turismo | Náutica de Recreio
  • Desporto
  • Atividades Económicas Diversas | Indústria, Logística e Serviços de Inovação

​Consulte o dossiê de investimento [PDF 3.52MB] e conheça a estratégia do município nesta área e todas as oportunidades para investir.

A importância do Seixal na Península de Setúbal:

• 20 % do tecido empresarial da Península de Setúbal  está instalado no município do Seixal
  • 12,5 % do Valor Acrescentado Bruto da Península de Setúbal é contributo da atividade económica dentro do município do Seixal
  • 24 % das empresas exportadoras da Península de Setúbal situam-se no município do Seixal
  • 20 % das sociedades constituídas da Península de Setúbal situam-se no município do Seixal

Atividades económicas do município e respetivo número de empresas:

• Pesca: 21
  • Indústrias extrativas: 2
  • Indústrias transformadoras: 654
  • Captação, tratamento e distribuição de água: 16
  • Construção: 1290
  • Comércio p/ grosso e a retalho: 3136
  • Transporte e armazenagem: 266
  • Alojamento, restauração e similares: 1058
  • Atividades de informação e comunicação: 200
  • Atividades imobiliárias: 314
  • Atividades de consultoria, cientificas, técnicas e similares: 1344
  • Atividades administrativas e dos serviços de apoio: 2489
  • Educação: 789
  • Atividade de saúde humana e apoio social: 1161
  • Atividade artística, de espetáculos, desportivas e recreativas: 468
  • Outras atividades e serviços: 982

Total: 14 190
(Fonte: PORDATA/2011)

Plano Diretor Municipal

O PDM é um instrumento de gestão territorial que define para o território municipal o modelo de organização espacial através da classificação e qualificação do solo e estabelece os parâmetros de ocupação, tendo como base a estratégia de desenvolvimento municipal.

A entrada em vigor do novo PDM veio permitir novas oportunidades de desenvolvimento para o concelho e para a região, nomeadamente devido à criação de novas áreas de atividades económicas. Saiba mais na página dedicada ao Plano Diretor Municipal.

Informações ao investidor:

Morada Alameda dos Bombeiros Voluntários, 45