Apoio às Escolas

A autarquia do Seixal tem como responsabilidade garantir o funcionamento de todos os equipamentos escolares públicos. A manutenção dos edifícios e o fornecimento de todos os materiais necessários para o ensino são a prioridade.

Este apoio também se verifica nos projetos educativos organizados pelas escolas e nas visitas de estudo, que podem ser feitas com transporte municipal.

Todas as informações de interesse sobre o Apoio às Escolas, encontram-se disponíveis online no Plano Educativo Municipal 2013-2014, que integra 122 projetos dirigidos à comunidade educativa, promovidos pela autarquia.

Visita de Estudo

Todos os anos é elaborado um Plano Anual de Visitas de Estudo que visa apoiar as escolas através da cedência gratuita de viaturas municipais para a realização de visitas de estudo e passeios escolares. Para tal, é entregue um calendário de utilização dos autocarros municipais aos jardins de infância e às escolas de todos os níveis de ensino.

Este apoio tem como objetivo incentivar a realização de visitas de estudo e passeios escolares.
Os pedidos posteriores ao plano anual são analisados e, sempre que não haja impedimento ao nível económico e de recursos humanos, são concedidos.

Este serviço é gratuito e abrange todas as escolas do concelho.

Manutenção

O Seixal é responsável pelo fornecimento de apoios, financeiros e logísticos, como a aquisição de equipamentos e a sua manutenção, mobiliário e produtos diversos, que permitem o regular funcionamento dos 38 edifícios escolares municipais.

Para além de ser seguido um plano de manutenção e prevenção, existem pedidos que relatam situações irregulares, como uma lâmpada que fundiu, ou um computador que deixou de funcionar, e que têm de ser resolvidos.

Os apoios englobam o fornecimento de produtos e equipamentos de limpeza, produtos e equipamentos de comunicação e reprografia, equipamentos e mobiliário de cozinha e refeitório, equipamentos e mobiliário de escola/jardim de infância e material didático.

O objetivo deste plano de manutenção é proporcionar condições de funcionamento e trabalho a alunos, professores, educadores e funcionários das escolas e jardins de infância da rede pública.

Dentro desta ação estão inseridos os 29 refeitórios que alimentam 3000 alunos diariamente e que precisam de um plano de fornecimento de produtos para poder responder às necessidades dos alunos.

Projetos Educativos

O Seixal apoia também o desenvolvimento de projetos, ações e iniciativas dos jardins de infância e das escolas da rede pública de todos os níveis de ensino.

Existe um financiamento fixo que apoia dois projetos por escola básica do 2.º e 3.º ciclos no valor de 500 euros. As escolas apresentam uma candidatura numa ficha-resumo de projeto, e a avaliação é feita tendo em conta o interesse, inovação, participação ativa dos alunos, temática e envolvimento da comunidade no projeto.

Existem também os projetos fixos que são apoiados pela câmara e que abrangem diversas áreas de atuação.

Desfiles de Carnaval

Todos os anos é comemorado o Entrudo com desfiles de Carnaval, em todas as freguesias do Seixal. Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e as crianças da educação pré-escolar do ensino público e ensino particular desfilam pelas ruas junto às suas famílias e comunidade. As máscaras são feitas nas escolas com temáticas relacionadas com o projeto da escola.

Festas de Natal

Trata-se de uma festa que se realiza todos os anos pela época natalícia, é organizada pelas autarquias e destinada às crianças das escolas do 1.º ciclo do ensino básico e jardins de infância da rede pública. O objetivo é proporcionar momentos de convívio e de festa a alunos, professores e educadores.

Marchas Populares

As Marchas Populares são o resultado do trabalho de crianças, professores e educadores, pais, autarquias, músicos, poetas populares e amigos das escolas que dão vida a um projeto que, tradicionalmente, encerra o ano letivo por ocasião das Festas Populares de S. Pedro, no Seixal. Cada marcha trabalha um tema que se integra no projeto educativo da escola e aborda as tradições e as histórias relacionadas com a escola ou com a freguesia a que pertence.

Feira de Projetos Educativos

A feira é um local de apresentação à comunidade dos projetos educativos escolares, num espaço de convívio onde se podem encontrar alunos e professores de todos os níveis de ensino das escolas do concelho.

Esta iniciativa tem como objetivos proporcionar um espaço de mostra para os projetos municipais do Plano Educativo Municipal.
  

Partilhar

Está aqui