Arco Ribeirinho Sul

Focado na requalificação de 3 áreas ribeirinhas – a Cidade da Água (Almada), o Parque Empresarial do Barreiro e o Parque Empresarial do Seixal -, o projeto Lisbon South Bay trará mais competitividade à área metropolitana de Lisboa. Dotando esta área com um plano de requalificação e melhorando as atuais infraestruturas para o estabelecimento de empresas e negócios, este território afirmar-se-á como sinónimo de atividade económica e de desenvolvimento.

Parque Empresarial do Seixal

No Seixal, a requalificação do parque empresarial, que é parte integrante do projeto Lisbon South Bay, está centrada na transformação das áreas industriais de grandes dimensões que envolvem a Siderurgia Nacional. Com um total de 537 hectares, o Parque Empresarial do Seixal, uma das maiores áreas industriais de Lisboa, é servido por uma excelente rede pública de transportes, que inclui infraestruturas rodoviárias e ferroviárias.

Principais características:
Plataforma empresarial, industrial e logística

Usos:
Terrenos industriais
Armazéns
Escritórios
 
Principais serviços:
Segurança
Polícia
Bombeiros
Auditório
Museu
Apoio ao cliente
Porto marítimo
Caminho de ferro

O Parque Empresarial do Seixal tem potencial para acolher qualquer tipo de empresa, independentemente da sua dimensão ou actividade, contando já com cerca de 10 empresas instaladas. Com 537 hectares, oferece uma grande variedade de espaços e terrenos industriais, para arrendamento ou venda, e ainda soluções para empresas e profissionais independentes, através do seu centro de escritórios.

Dispõe também de um conjunto de serviços direcionados para as empresas aqui localizadas: segurança 24 horas, um auditório, ginásio, serviço de apoio ao cliente 24 horas, entre outros.

O futuro desta área prevê o reforço da atividade económica e empresarial, criando uma ampla plataforma empresarial, industrial e logística. Potencia-se, assim, o cluster siderúrgico existente, e pelo qual o Seixal tem reconhecida notoriedade, complementando-o com novas atividades

Com grande proximidade a Lisboa, cidade à qual está ligada com autoestrada, e beneficiando de uma ampla área de cariz industrial, o parque está equipado com as infraestruturas necessárias para a instalação de empresas de pequena, média ou grande dimensão. Um dos pilares do projeto Lisbon South Bay é o compromisso entre o progresso económico e as preocupações ambientais. Por esta razão, no planeamento urbano desta área, consta um estudo de enquadramento ambiental desenvolvido com o propósito de preservar a zona ribeirinha do Seixal.

As intervenções definidas apostam no reforço e melhoria de acessos e infraestruturas com o objetivo de tornar o local ainda mais atrativo para as empresas e permitir a sua utilização pela população residente, revitalizando toda a área.

O Plano Diretor Municipal do Seixal, aprovado e publicado em 2015 (DR n.º 44, 2.ª série, Aviso n.º 2388/2015, de 4 de março), prevê para este território a consolidação da atividade empresarial, com foco na Industria e criação de novas áreas de atividade económica. O Plano de Estrutura previsto para o Seixal apresenta em detalhe as condições de instalação para as empresas, de acordo com as características específicas da atividade.

Lisbon South Bay é um projeto promovido pela Baía do Tejo, uma empresa pública criada em 2009, e pelas Câmaras Municipais de Almada, Barreiro e Seixal para requalificação, desenvolvimento e promoção de territórios na margem sul do Rio Tejo.

Partilhar

Está aqui