Núcleo da Mundet

A Mundet foi a maior empresa do país no setor corticeiro, sendo reconhecida pela sua política social inovadora. No entanto, o surgimento de novos materiais, como o plástico, fez com que entrasse num processo de decadência até ao seu encerramento em 1988, depois de um conturbado período de lutas sociais e de tentativas de viabilizar a sua manutenção. Pelo seu longo historial, a corticeira está intimamente ligada à vida de muitas gerações de seixalenses.

Depois da municipalização, a Câmara Municipal do Seixal musealizou dois edifícios da fábrica. Em 1998, abria ao público o Edifício das Caldeiras Babcock & Wilcox e, no ano 2000, o Edifício das Caldeiras de Cozer. Nos dois é possível visitar exposições relativas ao património industrial do concelho.

Do conjunto de edifícios legados pela fábrica destacam-se os edifícios ribeirinhos, que constituem a fachada principal, as oficinas ligadas à preparação e transformação da cortiça, as zonas de armazenagem de matéria-prima e de produtos acabados, as caldeiras de cozer, o edifício das caldeiras Babcock & Wilcox, a central eléctrica, os refeitórios, os escritórios, a creche e a casa de infância, o cais da Mundet e respetivo edifício de apoio.

O Núcleo da Mundet está instalado na antiga fábrica corticeira da Mundet, no Seixal, e tem como objetivos:

- a divulgação da história e a transmissão das memórias da antiga fábrica, do núcleo urbano antigo do Seixal e das comunidades do concelho e da região;
- a preservação, o estudo, a interpretação e a comunicação do património industrial, nomeadamente do acervo incorporado e museologicamente gerido;
- a promoção e a valorização do universo da cortiça na actualidade, nos contextos nacional e internacional, no sentido de alargar o espectro de públicos motivados para o conhecimento das suas realidades e do património cultural corticeiro.

 

Contactos
Praça 1.º de Maio, n.º 1, Seixal
Telefone 210 976 112
Fax 210 976 113 | 212 275 698
Email 

 

Horário
De terça a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas
Encerramento: sábado, domingo, segunda-feira e feriados nacionais

 

Centro de Documentação e Informação
Horários de consulta:
Inverno (outubro-maio)
De terça a quinta-feira, das 10 às 17 horas
Verão (junho-setembro)
De terça a quinta-feira, das 10 às 12.30 e das 14 às 17 horas
Email 

 

Serviço Educativo
Horários de atendimento telefónico:
Segunda-feira, das 9 às 12.30 e das 14 às 17 horas
Email 

 

Partilhar

Está aqui