Geminações

A cooperação intermunicipal no contexto da cooperação internacional é um fenómeno relativamente recente – pós 2.ª Guerra Mundial.

As relações estabelecidas entre municípios prendem-se, na generalidade dos casos, com motivações de ordem histórica, ou pela existência de fortes comunidades de um determinado país.

A cooperação intermunicipal possibilita, na maioria dos casos, uma aproximação das comunidades estrangeiras aos seus países de origem, produzindo por essa via efeitos que se refletem, muitas vezes, na diminuição da guetização a que muitas vezes estão sujeitas.

Esta aproximação manifesta-se através do envolvimento efetivo nas ações de cooperação como, por exemplo, nas campanhas de solidariedade.

No caso português, os municípios-alvo são essencialmente dos países africanos de língua oficial portuguesa, como consequência do passado colonizador.

É neste contexto que o Município do Seixal inicia, em 1985, o seu processo de geminações e consequentemente a sua política de cooperação para o desenvolvimento, numa primeira fase com municípios de países de língua oficial portuguesa.

Documentos: 
Acordo com Havana
Carta de intenções com Baucau
Protocolo de geminação com Assis Chateaubriand
Protocolo de geminação com Beira
Protocolo de geminação com Boa Vista
Protocolo de geminação com Lobata
Protocolo de geminação com Lobito

Partilhar

Está aqui