600 Anos de Moagem no Moinho de Maré de Corroios

Agosto 2020
    Dezembro 2020
17.00 h

A exposição, evocativa dos 600 anos de atividade do Moinho de Maré de Corroios, conta com novos painéis expositivos que incluem ilustrações científicas de Mafalda Paiva e Xavier Pita e convidam à redescoberta do património representativo do concelho do Seixal.

Moinho de Maré de Corroios

Edificado em 1403 por iniciativa do Santo Condestável Nuno Álvares Pereira, o Moinho de Maré de Corroios encontra-se conservado in situ, tendo sido adquirido em funcionamento pelo Município do Seixal em 1980, abrindo ao público em 1986 como um dos núcleos museológicos do Ecomuseu Municipal do Seixal. Permanece como um exemplo da utilização de energia das marés e da sua aplicação na atividade moageira, sendo uma das mais antigas estruturas desse tipo existentes no nosso país e na Europa.

Situado no sapal de Corroios, área integrada na Reserva Ecológica Nacional, a relevância patrimonial do sítio foi reconhecida através da sua classificação como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 29/1984, de 25 de junho.

De junho a setembro
De terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Sábado e domingo, das 14.30 às 18.30 horas.

De outubro a maio
De terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Sábado e domingo, das 14 às 17 horas.

Regras de acesso/visita segundo a Direção-Geral da Saúde

• Lotação de 7 pessoas
  • Utilização obrigatória de máscara
  • Desinfeção das mãos à entrada