À Babuja - Festival de Street Art do Seixal

O À Babuja – Festival de Street Art está de regresso de 6 a 9 de julho às ruas do Seixal, transformando-as numa galeria em construção ao ar livre.

Em 2023, o encontro que assinala a arte urbana no concelho, conta mais uma vez com uma grande intervenção em mural, este ano numa parede no Seixal, com local ainda a designar, bem como os pequenos apontamentos a cargo dos alunos das escolas secundárias do concelho, que irão intervir em cubos distribuídos pelo Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade, no Seixal.

Destaque ainda durante estes dias para os workshops, as diversas iniciativas de rua, com teatro, música e muita animação.

GRANDE INTERVENÇÃO – MURAL

De 6 a 9 de julho, das 10 às 19 horas
Estação Elevatória do Seixal

Intervenção por André Trafic

André Trafic é um artista urbano português, nascido em Lisboa, em 1989. Com o poder libertador e explosivo de expressão artística do graffiti, que desenvolve desde 2010, descobriu a sua linguagem e estilo, caracterizados por construções espaciais volumétricas, quase como esculturas imaginárias, por vezes abstratas ou sem definição clara, mas sempre com um carácter atmosférico, sonhador e de elevação.

Cada trabalho é inspirado nas dinâmicas da existência humana relacionadas com o mundo que nos rodeia, um jogo de natureza e indústria, linhas orgânicas e geometrias, harmonia e caos. Hoje encontramos o seu trabalho entre murais, esculturas cerâmicas e painéis de azulejo.

Este contraste entre a instantaneidade do spray e o trabalho demorado e meticuloso associado à cerâmica conferem-lhe uma versatilidade e noção temporal únicas.

Ethereal Mindscapes
«Numa mistura hipnotizante de sonhos e realidade, “Ethereal Mindscapes” surge como um mural cativante que convida os espectadores a entrar num reino onde a natureza abstracta e escultórica da pintura serve de metáfora para as dimensões multifacetadas da mente humana e para as diversas experiências que rodeiam o tema da saúde mental na nossa sociedade. Esta obra de arte imersiva transcende os limites da representação convencional, convidando à interpretação e à introspeção pessoal».

Antes e depois

PEQUENAS INTERVENÇÕES – CUBOS

De 6 a 9 de julho, das 10 às 19 horas
Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade, Seixal

Intervenções por alunos das escolas do concelho e artistas convidados

Antes e depois

Locais

ANIMAÇÃO | WORKSHOPS

Jardim e zona ribeirinha do Seixal

7 de julho, sexta-feira

Das 17 às 18.30 horas
CUID'ARTE
Arisco – Instituição para a Promoção Social e da Saúde
A iniciativa pretende trabalhar a identificação e a possibilidade de expressão artística utilizando a liberdade criativa do collage, criando espaços de criação, partilha e reflexão, que permitam identificar e refletir sobre sentimentos ou emoções trazidas ou escolhidas pelos participantes, numa sessão de duas horas e que contará com um máximo de 20 inscritos.

Selector Tony e Geta
Uma mistura de concertos com DJ sets em que o convívio, bom ambiente, a arte e a cultura são valorizados. Com o objetivo de dar movimento ao concelho, o evento é dirigido a miúdos e graúdos, grupos de amigos ou até mesmo como programa familiar. Este final de dia é completado ainda com um workshop gratuito e uma exposição de um artista convidado do concelho.

8 de julho, sábado

Das 15 às 20 horas
STREET MARKET À BABUJA
Mercado para venda de arte e roupa em segunda mão, acessórios, merchandising e peças artesanais.

Das 15 às 18 horas
À BABUJA DANCE BATTLE
Uma competição e batalha de exibição de danças hip-hop, com várias rondas e diferentes desafios, em que os bailarinos têm de mostrar as seus competências técnicas e performance sobre o seu estilo de dança para mostrar quem é o melhor. Quem chegar à final tem a possibilidade de ganhar um prémio em dinheiro.

DEMONSTRAÇÃO DE CAPOEIRA
Mestre Paulo Ventura

Das 17 às 18 horas
PEOPLE & PLANET E EL WARCHA
Ativismo pela saúde mental – Instituto Marquês de Valle Flôr

DJ MaDDruga

Das 21 às 22 horas
SHOW DE FOGO
Polytricks Productions

Das 22 às 23 horas
MOVIE NIGHT
«Straight Outta Compton»
Noite de cinema ao ar livre na zona do festival.

9 de julho, domingo

Das 15 às 20 horas
STREET MARKET À BABUJA

OFICINAS ABERTAS DE DANÇA E GRAFFITI
Oficinas abertas ao público relacionadas com a dança e o graffiti, em que toda a gente está convidada a experimentar estas artes. Nestas oficinas teremos um espaço aberto com mentores que guiam os participantes, incentivam à participação da comunidade local e dão movimento e cor à zona ribeirinha do Seixal.

Das 15 às 19 horas
SLACKLINE E ARTES CIRCENSES
Valter e Telmo Duarte

TEATRO DE RUA
Rugas
A Rugas desenvolve trabalho em criação, formação, produção e mediação cultural, valorizando as dimensões artística e de pedagogia, promovendo processos criativos e participativos, no âmbito das artes performativas e audiovisuais, para e com comunidades e diversos públicos de todas as idades.

Das 18 às 19 horas
WORKSHOP DE BASTÕES
Polytricks Productions

DJ Tarik

Este ano, o festival volta com uma programação eclética, construída em colaboração e articulação com o movimento associativo, escolas e jovens artistas plásticos. As animações de rua são na sua maioria da responsabilidade da Associação Via Urbana, parceira desde a primeira edição do projeto.