Campeonato Nacional de Field Target – 5.ª Prova

Junho 2019
9.00 h

O Field Target é uma modalidade de tiro com carabinas de ar comprimido que começou na década de 80 em Inglaterra, que se pode praticar a partir dos 10 anos de idade, desde que se obtenha uma licença federativa.

O circuito é compreendido por 50 alvos, que variam entre os 15 mm e os 40 mm, sendo que o mais próximo poderá estar a 9 m de distância e o mais afastado a 50 m. Estes podem encontrar-se no chão ao nível do atirador, em cima de uma árvore ou até mesmo no fundo de um barranco.

Os tiros efetuam-se em três posições: a livre, em que o atirador se senta no chão numa almofada, de joelhos ou de pé. As armas podem ter uma potência máxima de 24 joules, sendo que na categoria internacional a potência máxima é de 16 joules.

A prova tem o apoio da Associação Regional de Tiro do Sul, em parceria com a Casa do Povo de Corroios, representada pelos atiradores Carlos Canoa e Marcos Cardoso.

O evento conta também com a presença dos diversos campeões nacionais nas respetivas categorias, incluindo a categoria Springer, na qual Ana Pereira, tricampeã mundial e pentacampeã europeia na classe rainha, que conseguiu um honroso segundo lugar para as cores nacionais, há dois anos no mundial, em Gales. Estará ainda presente como atirador Sérgio Rita, atual presidente do World Field Target Federation.

Alguns dos melhores atiradores mundiais nesta modalidade são do concelho do Seixal.

Parque Municipal do Serrado, Amora