Apresentação do Plano de Ação Global para a Atividade Física da OMS

05 Jun '18

O Seixal esteve presente, no dia 4 de junho, na apresentação do Global Action Plan for Physical Activity (2018-2030), enquanto município que tem a presidência da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.

A iniciativa, que decorreu na Cidade do Futebol, foi organizada pela Organização Mundial de Saúde e contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, do diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes e do presidente da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, Joaquim Santos, entre outros.

Este novo plano, criado pela OMS, pretende mobilizar os países para a promoção de melhores ambientes e para a prática segura de atividade física. A este propósito, Joaquim Santos, presidente da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e da Câmara Municipal do Seixal, referiu que em Portugal, os dados mais recentes mostram que a população pratica pouca atividade desportiva, mantendo um estilo de vida sedentário. “A obesidade infantil, que conduz a doenças graves, é atualmente uma grande preocupação, pelo que é urgente que os hábitos se alterem e que se adotem medidas que invertam esta situação”, completou.

"o nosso país está muito atrasado relativamente à União Europeia, pelo que é urgente implementar novas medidas"

Joaquim Santos referiu ainda que “o nosso país está muito atrasado relativamente à União Europeia, pelo que é urgente implementar novas medidas. Nos centros de saúde, por exemplo, deveria incentivar-se a prática desportiva e hábitos saudáveis. No ensino é conhecida a reduzida expressão das disciplinas de atividade física e desporto. No sistema desportivo, a grande aposta é quase exclusivamente ao nível das federações desportivas, quando somente uma pequena percentagem de jovens desenvolve desporto federado”.

Como solução, o autarca aponta “a criação de um Plano Nacional de Atividade Física e Desportiva, verdadeiramente multissetorial, que recupere o atraso que o nosso país regista neste capítulo, juntando os profissionais da educação, desporto, saúde e área social, entre outros, para que se consiga finalmente iniciar uma trajetória para alcançarmos comunidades mais saudáveis. Para a concretização deste plano nacional, deverá acrescentar-se ainda as autarquias, que há muito têm sido os verdadeiros ministérios do desporto, com uma ação coerente consubstanciada em instrumentos de planeamento e ação e os seus principais parceiros locais de desenvolvimento desportivo e cultural, que são as coletividades populares”.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação de municípios que conta atualmente com 54 municípios portugueses, representando cerca de 38% da população portuguesa, quase 4 milhões de pessoas. Com 20 anos de atividade, é uma plataforma de partilha de estratégias e projetos ao nível intermunicipal, com intervenção direta junto das comunidades, tendo como missão apoiar e divulgar o Projeto Cidades Saudáveis da OMS com o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida dos munícipes.