Autarquia alerta para a situação na urgência pediátrica do HGO

situação na urgência pediátrica do HGO
-
15 Out '19

A Câmara Municipal do Seixal reitera uma vez mais a sua preocupação com a população, neste caso, e em particular, com as crianças, que se veem cada vez mais privadas do acesso a cuidados de saúde condignos, como se constata com o encerramento da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, que ocorreu novamente no fim de semana e nesta segunda-feira, e que prejudica a população do concelho do Seixal.

Esta questão já tinha sido transmitida pelo presidente da Câmara Municipal do Seixal no passado dia 25 de junho, em reunião com a secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, em que foram abordados os constrangimentos existentes na urgência pediátrica no HGO e nos serviços de urgência de obstetrícia nos hospitais da Grande Lisboa durante o período de verão.

Na referida reunião, o autarca lembrou que esta unidade «é uma referência no âmbito da pediatria, pelo que tanto da parte da câmara municipal como dos utentes não queremos perder este serviço, pelo contrário, queremos que seja reforçado». Na altura, a secretária de Estado transmitiu à autarquia que estariam a ser tomadas medidas para ultrapassar os constrangimentos existentes rapidamente. Infelizmente, passados poucos meses desde essa reunião, a situação na Pediatria no HGO não só não se resolveu, como ainda se agravou.

Desta forma, a Câmara Municipal do Seixal reitera a sua preocupação com a degradação dos cuidados de saúde prestados às populações e volta a insistir para que se encontrem soluções urgentes para a falta de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, bem como se reforce o investimento em novos equipamentos de saúde, nomeadamente através da construção do novo hospital no Seixal, não devendo o governo persistir no erro de encarar o Serviço Nacional de Saúde e a saúde dos portugueses como uma despesa, mas sim como um investimento fundamental na qualidade de vida das populações.

 

 

Partilhar

Está aqui