Autarquia empenhada no controlo de pragas urbanas

07 Jan '21

Entre os meses de janeiro e novembro de 2020, a autarquia, através de uma empresa especializada em controlo de pragas urbanas, garantiu 2175 tratamentos preventivos de desbaratização e desratização no concelho do Seixal.

Durante este período foram ainda rececionadas 1312 pedidos de munícipes que verificaram infestações de ratos, baratas ou outro tipo de pragas urbanas no espaço público e que solicitaram a respetiva desinfestação através dos Serviços Online ou diretamente com o serviço Seixal Limpo, número 210 976 011 ou do email seixal.limpo@cm-seixal.pt.

A presença da vespa velutina ou asiática tem vindo a aumentar no território nacional, estando referenciados alguns casos no distrito de Setúbal e, no Seixal, foram eliminados até novembro de 2020 sete ninhos, dos quais cinco na freguesia de Corroios, um em Amora e outro em Fernão Ferro.

A Câmara Municipal do Seixal tem, desde 2017, um Plano Municipal de Controlo de Pragas, com o objetivo de melhorar o controlo e tratamento das pragas urbanas, através da realização de tratamentos preventivos de desbaratização, desratização e desinsetização, que garantem a salubridade do espaço público.

Contribua para um concelho mais limpo, adotando boas práticas, evitando a propagação de pragas e a conspurcação do espaço público:

• Quando sai à rua com o seu cão, não se esqueça do saco de plástico para apanhar os dejetos do seu animal;
  • Não alimente animais na via pública;
  • Utilize corretamente as papeleiras disponíveis na via pública, usando apenas para resíduos de pequena dimensão. Resíduos de maior dimensão ou em maior quantidade devem ser colocados nos contentores de proximidade;
  • Tenha sempre consigo um pequeno saco de plástico, incluindo na sua viatura, onde possa colocar os pequenos resíduos produzidos ao longo do dia (um caroço de fruta, um lenço de papel, uma pastilha), para o caso de não existirem papeleiras na proximidade, e para evitar a tentação de os lançar pela janela;
  • Acondicione devidamente os resíduos e não os deixe, nunca, na envolvente dos contentores.