Autarquia felicita Manuel Cargaleiro pelos seus 90 anos

Manuel Cargaleiro
16 Mar '17

A Câmara Municipal do Seixal felicita o mestre Manuel Cargaleiro que completa hoje, dia 16 de março, 90 anos de vida. Para a autarquia é um privilégio contar com a presença da sua obra no concelho, exposta na Oficina de Artes com o seu nome.

Manuel Alves Cargaleiro nasceu a 16 de março de 1927 em Vila Velha de Rodão, sendo um pintor e ceramista português extremadamente conceituado, que leva a sua obra pelo mundo, prestigiando desta forma o País e também o Seixal, cuja ligação vem já do seu pai, que há muitos anos atrás se encantou pelo concelho onde adquiriu alguns terrenos e se sedeou, tendo mais tarde sido o primeiro provedor da Santa Casa da Misericórdia do Seixal. Entre as memórias de infância, Manuel Cargaleiro lembra-se de ir à missa na Quinta da Fidalga. Mais tarde, recorda-se do café do Américo, no Fogueteiro, onde recebia amigos artistas e escritores, como Vieira da Silva e Arpad Szenes, tornando a localidade num centro cultural e artístico.

A sua ligação ao concelho manteve-se ao longo da vida. Em 1994, foi atribuído à Escola Secundária do Fogueteiro o nome de Escola Secundária Manuel Cargaleiro. Em 1999, foi-lhe atribuída pela Câmara Municipal do Seixal a Medalha de Honra e, no ano seguinte, Manuel Cargaleiro criou um grande painel de azulejos para a escola secundária com o seu nome.

Foi lá que realizou ainda as exposições Obra Gravada, em 2010, no 25.º aniversário da escola, e 7 Gravuras, 7 Cidades, em 2013, integrada nas comemorações do seu 86.º aniversário. Em 2014, Manuel Cargaleiro efetuou uma visita inaugural ao edifício da Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, na Quinta da Fidalga.