Autarquia implementa Radar Social

Perspetiva da Baía do Seixal
19 Mar '24

O projeto assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e cooperação com as redes locais e visa promover a referenciação e reconhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social.

Através do Radar Social, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva de desenvolvimento local.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, afirma que «as equipas do Radar Social poderão dar um contributo decisivo para a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento sobre os territórios, em relação a estas matérias. Entre outros aspetos, importa priorizar as diferentes etapas a serem implementadas no terreno para que consigamos beneficiar as pessoas e famílias sinalizadas, dentro das comunidades e dos territórios estudados».

O projeto foi candidatado ao Plano de Recuperação e Resiliência, sendo comparticipado integralmente pela União Europeia, com o valor total de 393 367,79 euros.