Autarquia promove instalação de sistemas fotovoltaicos

14 Jan '21

A autarquia está a promover a instalação de sistemas solares fotovoltaicos para autoconsumo, junto do Movimento Associativo e que inclui a prestação de um apoio financeiro, a fundo perdido, até 50% do investimento total, num montante máximo a atribuir de 4500 euros.

Este apoio resulta do Projeto de Regulamento Municipal de Apoio ao Movimento Associativo no Município do Seixal para Instalação de Sistemas Fotovoltaicos, publicado pela Câmara Municipal do Seixal, em Diário da República, no dia 1 de outubro de 2019.

Qualquer instituição poderá, igualmente, contar com o apoio técnico gratuito da AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal, no decurso das várias fases de implementação do projeto, como a elaboração de caderno de encargos, o lançamento do concurso ou consulta de mercado, a avaliação técnica e económica das propostas recebidas e a preparação do contrato a celebrar com a empresa instaladora.

A instalação de sistemas solares fotovoltaicos para auto produção apresenta-se particularmente vantajosa para as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), associações e coletividades, uma vez que as mesmas têm ocupação permanente, praticamente durante todo o ano. Além de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo para a descarbonização do concelho do Seixal, a auto produção de energia permite reduzir, significativamente, a fatura de eletricidade, permitindo uma maior sustentabilidade financeira de qualquer instituição. O tempo de retorno do investimento nderá atingir os 4 anos, variando de acordo com a qualidade e características dos módulos fotovoltaicos e do inversor selecionado.

Para participação no desenvolvimento destes projetos e, posteriormente, na atribuição dos incentivos, deverão as instituições interessadas efetuar um pedido de visita prévia aos locais onde pretendam instalar os sistemas solares fotovoltaicos, através do preenchimento de formulário online disponível nos Serviços Online.

Mais informação

Esclarecimentos adicionais
Email: gssi@cm-seixal.pt

PDF [401KB]