Autarquia solicita reunião ao ministro da Educação

25 Ago '17

A autarquia informou que vai enviar um pedido de reunião ao ministro da Educação a alertar para a necessidade urgente de construção da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Fernão Ferro, nas Laranjeiras, freguesia de Fernão Ferro.

O encontro teve lugar hoje, sexta-feira, dia 25 de agosto, junto ao terreno previsto para a construção deste equipamento.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu que «na freguesia de Fernão Ferro, em franco crescimento, não existe nenhuma escola dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, pelo que é urgente e necessária a construção de um equipamento desta natureza para todos os alunos que moram e estudam na freguesia.”

Recordamos que apenas existe a Escola Básica Carlos Ribeiro, sede do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, que abrange as escolas da freguesia de Fernão Ferro, mas que se localiza na União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires e que conta atualmente com cerca de 10 turmas a mais do que a dimensão da escola prevê, pelo que não serve os interesses dos munícipes desta área de residência e coloca inclusive o ensino destas crianças e jovens em causa.

Neste sentido, Joaquim Santos acrescentou que “vamos pedir uma reunião ao sr. ministro da Educação enviando todos os dados para que seja sensível a esta necessidade».

A construção desta escola viria suprimir as dificuldades sentidas e capacitar o concelho com uma infraestrutura que poderia acolher cerca de 750 alunos, dos 2.º e 3.º ciclos, tendo por base que a mesma teria capacidade para 25 salas com 30 alunos por turma.

No ano letivo 2016-2017, a freguesia de Fernão Ferro tinha 160 crianças do pré-escolar (4 jardins de infância) e 680 alunos do 1.º ciclo (4 escolas básicas), números que demonstram a necessidade de construção de uma escola dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nesta localidade, que pudesse acolher os alunos que transitam para estes ciclos de estudo.