Biblioteca celebra Dia do Livro com a Grândola Vila Morena

16 Abr '24

Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e os 50 anos do 25 de Abril, o tema «Grândola, Vila Morena» vai ser ouvido na Biblioteca Municipal do Seixal, no próximo dia 23 de abril, às 11 horas.

O momento decorre no âmbito da iniciativa Grândola, Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca, promovida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal.

Além de exaltar a liberdade como um valor maior da nossa nação, a base da democracia e um direito fundamental do indivíduo, a iniciativa tem também como objetivo valorizar as bibliotecas públicas municipais como impulsionadoras da democracia, e destacar o papel do livro e da leitura no acesso à informação e ao conhecimento.

Serão ainda oferecidos cravos aos leitores, em homenagem à liberdade e ao Dia Mundial do Livro, data escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro.