Câmara faz ponto da situação sobre o avanço do hospital

22 Jan '18

A Câmara Municipal do Seixal promove hoje, dia 22 de janeiro, às 14 horas, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, um encontro para dar conta do ponto de situação do processo do hospital no concelho do Seixal.

Vão estar presentes o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, a vereadora do Pelouro da Educação, Desenvolvimento Social, Juventude e Gestão Urbanística, Manuela Calado e a Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal.

Uma luta de muitos anos

Em 2009, o Estado assinou um acordo com a Câmara Municipal do Seixal para a construção do hospital no Seixal, que deveria estar concluído e em funcionamento em 2012, que como se conhece não foi cumprido pelos governos. Depois de diversos avanços e recuos e de uma luta contínua por parte da comissão de utentes, Poder Local e população, no Orçamento do Estado para 2017 veio finalmente contemplada uma verba para o lançamento do concurso público para os projetos de arquitetura e especialidades técnicas para a construção desta unidade, que infelizmente e uma vez mais não se veio a concretizar.

O Governo comprometeu-se com a abertura do concurso público no 1.º semestre de 2017 e tanto o secretário de Estado da Saúde como a presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo afirmaram publicamente que o equipamento estaria ao serviço da população até ao final de 2019.

Também o primeiro-ministro anunciou, em 2017, o desenvolvimento do processo de construção, mas apesar de todos os anúncios e manifestação de intenções, este não avançou.