Câmara reúne-se com ministra da Saúde esta sexta-feira

-
21 Nov '19

A autarquia alerta para a degradação das respostas do Governo na área da saúde. A abertura imediata da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta será um dos assuntos a abordar pelo presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, na reunião desta sexta-feira, 22 de novembro, com a ministra Marta Temido.

A Câmara Municipal do Seixal manifestou-se contra a insuficiência de cuidados de saúde prestados à população do concelho e de toda a região, que desde segunda-feira deixou de contar com a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, durante o período noturno. Em reunião de câmara, decorrida no dia 20 de novembro, foi aprovada por unanimidade uma tomada de posição - PDF [24KB]que reclama um serviço de urgência pediátrica em funcionamento permanente, digno e de qualidade. A urgente necessidade de construção do hospital no Seixal, prometido desde 2009, é outro dos temas que o presidente da Câmara Municipal do Seixal irá abordar na reunião com a ministra Marta Temido. 

«Para a população do nosso concelho, a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta é o serviço de referência nesta área, é para lá que as unidades de cuidados de saúde primários encaminham os casos mais graves e mais complexos, estando agora em causa o atendimento com qualidade e rapidez às crianças da região, que terão de se deslocar para Lisboa», disse Joaquim Santos. 

Na reunião de câmara, a autarquia aprovou também a atribuição de uma comparticipação financeira, no valor de 82 410 euros, para o lar de 3.ª idade de Fernão Ferro, para o qual a autarquia já cedeu um terreno. Uma infraestrutura que terá capacidade para 63 camas e serviço de apoio domiciliário para 40 utentes.

Foi também aprovada a atribuição de uma verba no valor de 27 409,96 euros à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Amora, para apoiar a aquisição de novas 30 camas para a sua Unidade de Cuidados Continuados e Integrados.

Ficou ainda decidida a aquisição de 15 000 contentores, de 120 litros, com identificação por radiofrequência, destinados a resíduos urbanos biodegradáveis, no valor de 450 030,00 euros. 

Destaque ainda para a campanha de adesão à fatura eletrónica para os pagamentos referentes aos serviços prestados pela autarquia, em que o munícipe que aderir terá um desconto de 2,5 euros, valor que será creditado na fatura dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos do mês seguinte ao da adesão.

Partilhar

Está aqui