Canil do Seixal é Centro de Recolha Oficial de Animais

Gato
02 Maio '17

No início deste ano, o Canil/Gatil Municipal do Seixal foi licenciado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia.

Este licenciamento foi possível após um longo trabalho de aprovação de regulamentos e normas de funcionamento e depois da realização de obras que adaptaram as instalações às exigências legais.

O Canil Municipal do Seixal foi criado em 1992 e tornou-se, em 2003, no primeiro Canil/Gatil do distrito de Setúbal.

É um espaço de alojamento provisório de animais, situado em Arrentela, que acolhe e trata os animais capturados na via pública.

São responsabilidades do Canil/Gatil a realização de campanhas de adoção, vacinação e identificação eletrónica nos animais.

Este equipamento conta com a colaboração da Associação dos Voluntários do Canil/Gatil Municipal do Seixal, que presta apoio na manutenção do gatil, passeia os cães diariamente, ajuda nos tratamentos médicos e participa nas campanhas de adoção.

Uma postura municipal inédita estabelece que no Seixal os animais recolhidos não são abatidos. Esta decisão precede a lei aprovada em 2016 que generaliza a aplicação desta prática a todos os municípios até 2018.

Neste contexto, a adoção responsável de animais é essencial ao sucesso desta politica e o canil do Seixal continua a promover a adoção responsável de animais de estimação, através de ações de rua e campanhas de comunicação.