Ciclo Cinema Liberdade relembra a II Guerra Mundial

Roma, Cidade Aberta - Realizado por Roberto Rossellini
-
28 Jan '15

O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal apresenta nos dias 7, 13 e 20 de fevereiro, o Ciclo Cinema Liberdade, para assinalar os 70 anos do final da II Guerra Mundial. A entrada é livre.

O programa integra a exibição de dois filmes relacionados com a II Guerra Mundial, considerados grandes marcos da história do cinema pela crítica mundial.

O ciclo é realizado em colaboração com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

Programa

Dia 7 de fevereiro, sábado, 21.30 horas
1900 (Novecento) - 1.ª parte, 150 minutos.
De Bernardo Bertolucci, Itália, 1976, 300 min (1.ª parte: 150 min)
Com Robert de Niro, Gérard Depardieu, Dominique Sanda, Donald Sutherland, Laura Betti
Olmo (Gérard Depardieu) é filho de camponeses e Alfredo (Robert de Niro) é herdeiro de uma rica família de latifundiários. Apesar de serem amigos de infância, devido às suas origens sociais são colocados em polos política e ideologicamente antagónicos, retratando o intenso cenário político que marcou a Itália e o mundo nas primeiras décadas do século XX, representado pelo fortalecimento das lutas trabalhistas ligadas ao socialismo, em oposição à ascensão do fascismo.

Dia 13 de fevereiro, sexta-feira, 21 horas
1900 (Novecento) - 2.ª parte, 150 minutos

Dia 20 de fevereiro, sexta-feira, 21.30 horas
Roma, Cidade Aberta (Roma, Città Aperta)
De Roberto Rossellini, Itália, 1945, 98 min
Com Anna Magnani
Entre 1943 e 1944, Roma, sob ocupação nazi, é declarada «cidade aberta», para evitar bombardeamentos aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos unem-se para combater os alemães e as tropas fascistas.
Filmado logo após a libertação de Itália, em cenários reais e com atores amadores, Roma, Cidade Aberta inaugurou o neorrealismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível fazer-se cinema mesmo nas condições mais precárias.

Partilhar

Está aqui