Ciclo de Cinema Liberdade é para todos os públicos

25 Mar '24

Entre 3 e 6 de abril, o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal recebe o Ciclo de Cinema Liberdade com sessões de cinema para o público em geral e para as famílias, apresentando diversas perspetivas sobre a liberdade.

A entrada é gratuita, mediante reserva através do formulário online existente em cada sessão de cinema.

O ciclo de cinema integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Para público em geral

3 de abril, 21.30 horas

Pátria

Drama, Portugal, 2023, 81 minutos, M/ 14 anos

Num país dominado por uma ditadura, um homem será confrontado com o crescimento de um grupo extremista que domina as ruas e que o coloca e a todos os que o rodeiam em perigo. No final terá apenas uma escolha: liberdade ou morte.

Realização e argumento: Bruno Gascon. Elenco: Tomás Alves, Matamba Joaquim, Rafael Morais, Iris Cayatte, Michalina Olszańska, João Vicente e Raimundo Cosme.

4 de abril, 21.30 horas

Salgueiro Maia – O Implicado

Biográfico/drama, Portugal, 2022, 115 minutos, M/ 12 anos

Através de uma abordagem moderna, intimista e emocional, Salgueiro Maia – O Implicado retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o Capitão de Abril. As pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente e que foram a chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi.

Realização: Sérgio Graciano. Elenco: Tomás Alves, Filipa Areosa, Frederico Barata, Catarina Wallenstein, José Condessa

5 de abril, 21.30 horas

Nayola

Drama/animação, Portugal, 2022, 90 minutos, M/ 14 anos

Angola. Três gerações de mulheres numa guerra civil de 25 anos. Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta). Nayola vai em busca do seu marido, desaparecido no auge da guerra. Décadas mais tarde, o país está finalmente em paz, mas Nayola não voltou. Yara tornou-se uma adolescente rebelde e uma cantora de rap subversiva. Lelena tenta contê-la com medo de que a polícia a venha prender. Uma noite, um intruso mascarado invade a casa armado de uma catana. Um encontro como nunca elas poderiam ter imaginado.

Realização: José Miguel Ribeiro. Argumento: Virgílio Almeida. Baseado na peça «A Caixa Preta», de José Eduardo Agualusa e Mia Couto. Vendas Internacionais: Urban Sales.

6 de abril, 21.30 horas

A Cor da Liberdade

Documentário, Portugal, 2024, 68 minutos, M/ 12 anos

A Cor da Liberdade é um documentário que parte da história de José Pedro Soares, ex-preso político que foi detido e torturado pela PIDE entre 1971 e 1974, e contextualiza Portugal e a sua realidade social à época, através das memórias de ex-presos políticos, historiadores, jornalistas e artistas.

Argumento e produção executiva: Filipa Patrício. Realização: Júlio Pereira. Assistente de realização e editor: João Monge. Assistentes de montagem: Soraia Correia e Jair Sousa

Grafismo: Resonance. Sound design e mixagem: O Menino Grava. Grading: Resonance. Banda sonora original: Aníbal Zola. Diretor de fotografia e câmara: Simon Hipkins. Entrevista e produção: Pedro Veiga. Operador de som: Tito Pires. Assistentes de produção: Matt Silva e Gil Cabugueira. Textos: Luís Farinha. «Canção a Zé Mário Branco»: A Garota Não

Para famílias

6 de abril, 16 horas

Ciclo de Curtas-Metragens pela Casa da Animação

M/ 3 anos

- Sai Daqui, Alfred!, de Célia Tisserant, Arnaud Demuynck
Animação, França, Bélgica, 2023, 11 minutos
Depois de fugir do seu país por causa da guerra, Alfred procura uma nova casa, mas esta tarefa é mais difícil do que parece! Tudo muda quando conhece a amável Sonia, que lhe oferece um café. Este será o início de uma bela amizade.

- Mobile, de Verena Fels
Animação, Alemanha, 2010, 7 minutos
Uma vaca é o destino de uma série de personagens, literalmente, penduradas por fios.

- A Jaula, de Loïc Bruyère
Animação, França, 2016, 6 minutos
Esta é a história de um urso que está preso na sua gaiola e não consegue cantar, e de um passarinho que não consegue voar, mas canta lindamente. Cada um será enriquecido pela amizade do outro e ultrapassará as suas limitações.

- Um Lince na Cidade, de Nina Bisiarina
Animação, França, 2017, 7 minutos
Um lince curioso sai da sua floresta, atraído pelas luzes da cidade vizinha. Diverte-se muito, até adormecer no meio de um parque de estacionamento. De manhã cedo, os habitantes locais, espantados, descobrem este estranho animal coberto de neve.

- A Pena de Kiki, de Julie Rembauville, Nicolas Bianco-Levrin
Animação, França, 2020, 6 minutos
Um pássaro sonha em voar com os pássaros livres lá fora. Quando finalmente tem uma oportunidade, foge e encontra um amigo que lhe propõe viver em liberdade.

- O Casaco Rosa, de Mónica Santos
Animação, Portugal, França, 2022, 8 minutos
Um filme-musical político sobre um Casaco Rosa sempre com alguma na manga. No conforto do seu lar, Casaco Rosa tortura e costura os opositores do sistema.

- O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto, de Bruno Caetano
Animação, Portugal, 2019, 10 minutos
Numa cidade em que a natureza foi proibida, o pequeno crime de um homem simples desencadeia consequências inesperadas.

- O Quiosque, de Anete Melece
Animação, Suíça, 2013, 7 minutos
Há anos que o quiosque tem sido a pequena casa de Olga simplesmente porque a sua gula e a sua vida monótona a tornaram maior do que a saída. Para se distrair, ela lê revistas de viagens e sonha estar longe. Um incidente absurdo dá início à sua jornada.