Construção da rotunda na EN10 em Paio Pires vai arrancar

07 Mar '18

O início das obras para construção da rotunda ao quilómetro 14 da Estrada Nacional 10 está previsto para o próximo dia 13 de março. A autarquia está neste momento a articular com as Infraestruturas de Portugal SA (IP) os condicionalismos no trânsito para posterior informação à população.

A obra terá um valor de cerca de 565 mil euros e um prazo de execução de 5 meses.

De referir que em maio de 2017 as autarquias e as comissões de moradores do Casal do Marco e de Pinhal de Frades se juntaram para reivindicar a construção urgente desta e de outra rotunda ao quilómetro 12, tendo sido na altura solicitada uma reunião urgente ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

Importa lembrar que desde 2009 existe um protocolo assinado com as Infraestruturas de Portugal SA (IP), entidade responsável pela construção desta estrutura, para a construção destas duas rotundas, tendo a autarquia ficado com a responsabilidade de elaboração do projeto. A câmara municipal assim o fez, tendo entregue os projetos em 2010. Assim, com o início desta obra, resolve-se uma das situações, ficando a autarquia a aguardar pela resolução da segunda situação (rotunda ao quilómetro 12).

Ambas as interseções apresentam graves problemas de escoamento de trânsito, com largas filas em especial nas horas de ponta, assim como falta de segurança para os automobilistas e peões, pelo que é urgente que se resolva esta questão.

Há mais de uma década que a população, a Câmara Municipal do Seixal e as juntas de freguesia vêm reivindicando a construção destas rotundas, sendo a responsabilidade da sua construção da atual empresa Infraestruturas de Portugal SA, por se tratar de uma estrada nacional (EN10). Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu a este propósito que «este tem sido um processo demasiado longo, mas finalmente o processo está a avançar e importa que o mesmo tenha continuidade e que após a construção da rotunda de acesso a Aldeia de Paio Pires se programe a execução da rotunda de acesso a Pinhal de Frades e Casal do Marco.» O presidente da autarquia salientou ainda «a persistência da população em torno desta questão, demonstrando uma vez mais que quando nos unimos em torno de um objetivo é possível alcançá-lo».