Ecomuseu resgata memórias do concelho em fotografias antigas

Colagem de fotografias antigas
18 Maio '20

O projeto Histórias & Memórias Fotográficas reúne, entre outras, um conjunto de fotografias antigas recolhidas junto da comunidade numa campanha de empréstimos, que contribuem para o resgate de muitas memórias coletivas relacionadas com o concelho.

O projeto, dinamizado pela Câmara Municipal do Seixal, através do Centro de Documentação e Informação do Ecomuseu Municipal do Seixal, permite alargar o conhecimento sobre o património imaterial da região, da evolução urbana do território, das tradições, da cultura popular, das personalidades locais, das artes e ofícios, das instituições locais, do património e da geografia e história local, entre outros aspetos.

E porque uma fotografia tem mais valor quando conhecemos a sua história, o projeto inclui uma vertente antropológica, incentivando as pessoas a revelarem o seu testemunho pessoal sobre as imagens que emprestam e a completarem a história daquelas cuja informação disponível era escassa para o seu tratamento documental.

Até agora, o projeto Histórias & Memórias Fotográficas tem abrangido apenas uma parte da população residente no Seixal, Aldeia de Paio Pires, Arrentela e Amora, mas espera-se que proximamente possa incluir fotografias e memórias de Corroios e Fernão Ferro, abrangendo assim todo o território do concelho.

Para o desenvolvimento deste projeto a sua colaboração é essencial. Se tem fotografias antigas em casa e recorda-se das histórias que elas contam, ou conhece pessoas que possam ter e querer colaborar, contacte o Centro de Documentação e Informação para empréstimo ou cedência das suas imagens.

Conheça as fotografias e saiba mais: Histórias & Memórias Fotográficas.